Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

A importância da higienização dos comedouros para a biosseguridade

A limpeza de comedouros é importante para reduzir a contaminação e disseminação de possível infecção e deve ser feita com regularidade

A importância da higienização dos  comedouros para a biosseguridade

A higienização de comedouros é uma parte importante no programa de biosseguridade interna das granjas e tem o propósito de impedir a disseminação de microrganismos com potencial de causar doença nos animais e/ou no homem.  

O gerente Técnico e de Produtos da MS Schippers, Eder Brandeburgo, detalha que para a limpeza de comedouros é necessário retirar todos os resíduos de matéria orgânica livre e encrustada, pois ela é fonte de proliferação de microrganismos patogênicos e formação de compostos tóxicos que podem causar diminuição no consumo de alimentos, doenças e inclusive intoxicações que levem o animal a óbito. “Num cenário ideal, a limpeza de comedouros deveria ser feita diariamente, principalmente em maternidades e creches onde os animais são jovens e devem consumir porções frescas de alimento para que o consumo seja alto. No entanto, devido às limitações de manejo e mão de obra, não é o que se vê na prática.” Afirma.

Quando os animais estão presentes, a limpeza simples (mecânica) pode ser feita pelo funcionário no momento do arraçoamento.  Na saída do lote, independentemente do tipo de comedouro, recomenda-se a higienização completa, onde inicia-se o processo com a desmontagem dos equipamentos, seguida pela limpeza mecânica (seca), lavação com água (para a remoção de incrustrações leves e umidificação), e finalmente pela limpeza química com detergente alcalino.  

“É importante que a espuma do detergente alcalino esteja sempre úmida e possa agir por pelo menos 15 minutos, somente assim as moléculas de gordura e proteína podem ser quebradas e removidas durante o  enxágue. Após a limpeza completa, recomenda-se a aplicação do desinfetante, o que garante a redução ainda maior da pressão de infecção no ambiente em que os próximos animais estarão entrando.” Detalha Brandeburgo.

Muitas bactérias duplicam sua população a cada 20 minutos na presença de  alimento, umidade e temperatura. Dessa forma, é de fundamental importância a higienização dos comedouros principalmente  nas fases iniciais da vida em aves e suínos. “Um outro ponto importante é a influência do tipo/modelo de comedouro no consumo de alimentos. Em leitões jovens, alguns estudos já demonstraram que a presença de divisórias ou superfícies reflexivas em comedouros, especialmente na maternidade, afetam o consumo de alimentos de forma significativa, e consequentemente o ganho de peso nessa fase.” Finaliza Brandeburgo .

A prevenção de contaminação no setor produtivo é importante tanto para prevenção de enfermidades, quanto para evitar à disseminação de patógenos no setor, para tanto toda granja deve cumprir o programa de biosseguridade.