Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2012

ABCS e APCS realizam Curso de Cortes na AveSui 2012

Primeira ação do PNDS no Estado, o Curso de Capacitação em Tecnologias de Cortes Suínos tem o obetivo de apresentar os novos cortes da carne suína para a agroindústria regional e promover a inserção dos novos modelos de consumo da carne suína no mercado de São Paulo.

O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) finalmente chegou a São Paulo e a AveSui América Latina 2012 está sendo o palco dessa estreia. Numa ação inédita, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), em parceria com o Sebrae-SP, estão promovendo na feira o “Curso de Capacitação em Tecnologias de Cortes Suínos”.

Voltado a profissionais de açougue e supermercados, o curso tem como objetivo apresentar os novos cortes da carne suína para a agroindústria regional e promover a inserção dos novos modelos de consumo da carne suína no mercado de São Paulo, o maior do País. A iniciativa conta também com o apoio do Sindicato dos Varejistas de Carnes Frescas de São Paulo, que trouxe para o evento açougueiros e profissionais de casas de carne da capital e de todo interior do Estado. Um grupo de profissionais da rede Pão de Açúcar também veio à feira especialmente para participar do curso.  “Essa é a primeira ação do PNDS aqui em São Paulo. O curso é importante porque apresenta aos participantes as qualidades nutricionais da carne suína e as inúmeras potencialidades que ela tem no varejo”, explica Paula Ornelas, consultora do Sebrae-SP.

A julgar pela presença e reação do público, o curso está cumprindo sua função. “Fiquei muito impressionada com as informações que obtive durante o curso. É incrível o potencial de aproveitamento da carne suína. São inúmeros os cortes que podem ser feitos a partir do suíno”, afirma Doroti Elias Carvalho, gerente-geral de produção do Frigorífico Cowpig, de Boituva (SP). Segundo Doroti, que há 25 anos trabalha na indústria frigorífica, só que no segmento de bovinos, iniciativas como essa são importantes porque ajudam a divulgar para os profissionais da área novas formas de apresentação da carne suína. “Além da qualidade nutricional, o curso me ajudou a conhecer melhor os cortes e o manuseio da carne suína”, comenta.

Realizado na tarde de hoje (03), o Curso de Capacitação em Tecnologias de Cortes Suínos terá uma nova sessão amanhã. A expectativa da ABCS e da APCS é de que cerca de 150 pessoas participem da atividade nos dois dias.