Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Aplicativo para smartphone permite que consumidor verifique resíduos em alimentos

“HawkSpex” deve ser lançando no final deste ano 

Aplicativo para smartphone permite que consumidor verifique resíduos em alimentos

Com a app desenvolvida pela empresa Fraunhofer será possível verificar os ingredientes de um alimento. As possibilidades da aplicação são várias: por exemplo, é possível verificar se um fruto contém resíduos químicos.
A capacidade de verificar através de um smartphone se uma maçã contém resíduos químicos será, segundo a empresa alemã de tecnologia Fraunhofer IFF, em breve possível. Uma maça pode ser rotulada como biológica, mas o consumidor não sabe se efetivamente a maçã não foi exposta a químicos. A app “HawkSpex” permitirá aos consumidores verificar por eles mesmos.

A abordagem é simples: o utilizador pega no smartphone, abre a aplicação, aponta a câmara para o objeto – por exemplo a maçã – e recebe informação relevante sobre o fruto, como por exemplo se existe algum resíduo químico na maçã ou o seu valor nutricional.

Já existem no mercado algumas aplicações que providenciam este tipo de informação, contudo, o utilizador necessita de equipar o telemóvel com equipamentos adicionais, que são caros e pouco práticos. “A vantagem da nossa app deve-se ao facto de o utilizador apenas necessitar da câmara, que já está integrada no seu smartphone”, afirma o Diretor de I&D da Fraunhofer, Udo Seiffert, em comunicado divulgado pela empresa.

Medir com uma simples câmara de um Smartphone

Para efetuar o scan, normalmente recorre-se a uma câmara hiperespectral especial, que se ajusta às diferentes colorações e luzes, medindo a intensidade de luz e quais as cores que são refletidas pelo objeto. Desta forma, a câmara gera uma imagem espectral completa do objeto. Esta imagem é combinada com um modelo matemático para extrair uma alargada quantidade de informação sobre o objeto, como por exemplo os seus constituintes.

“As câmaras híper-espectrais não veem integradas nos smartphones, pelo que simplesmente revertemos o princípio”, explica a empresa alemã. “A câmara é um sensor de três vias, um que rastreia todos os comprimentos de onda e ilumina um objeto com diferentes tons de cores”. E ao invés da câmara medir a intensidade de cores diferentes, a aplicação usa o visor do dispositivo para iluminar sucessivamente o objeto com uma série de luzes diferentes, cada uma por cada fração de segundo.

Quando o dispositivo emite apenas luz vermelha, o objeto apenas reflete luz vermelha – e a câmara apenas pode medir esta luz. Algoritmos inteligentes permitem à aplicação compensar a limitada capacidade de computação do telemóvel, bem como a performance limitada da câmara e do visor.
A primeira versão beta da app está pronta e encontra-se com um pedido de patente pendente. A empresa espera que o “HawkSpex” seja lançado no mercado no final de 2017.

A aplicação tem vários fins, e nem sempre é necessário rastrear os constituintes de um determinado objeto, apenas a distribuição dos mesmos. Por exemplo, no caso de um automóvel, a app compara a pintura para determinar se se trata exatamente da mesma cor em todo o veículo ou se esta foi pintada novamente em algum lado.

Tal como a Wikipédia, os utilizadores vão contribuir para o desenvolvimento da app

“Existem muitos usos possíveis para diferentes mercados”, afirma a empresa, pelo que a abordagem ao desenvolvimento está a ser feita tendo como base o modelo de enciclopédia online Wikipédia. “Assim que a app esteja disponível, os utilizadores vão poder contribuir e criar novas aplicações. Por exemplo, uma função que verifique a exposição de alfaces a pesticidas. Os utilizadores ensinarão o sistema a lidar com os diferentes desafios, usando a app para verificar diferentes tipos de alface sujeita e não sujeita a pesticidas e enviar a informação para a Fraunhofer. A equipa de desenvolvimento irá verificar a informação e providenciar esta nova função a todos os utilizadores”.

Esta aplicação tem um potencial interesse comercial em vários setores, com uma lista de possibilidades extremamente alargada: pode ser usada em alimentos, produtos cosméticos ou até mesmo na própria atividade agrícola. Os agricultores, por exemplo, poderão saber facilmente se as suas culturas têm nutrientes suficientes ou se é necessário alterar a fertilização.