Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Receita

Arroz caipira

Ideal para aquela refeição rápida, com todos os ingredientes cozinhando junto! Não desfie a carne, o truque é desfazer em pedaços rústicos – nem cubos, nem desfiado – apenas macia e suculenta!

Arroz caipira

Ingredientes

01 cebola cortada em rodelas

01 maço salsinha e cebolinha picada

01 pimentão amarelo cortado em cubos

01 pimentão vermelho cortado em cubos

02 colheres de açafrão em pó

06 xícaras de arroz branco

12 quiabos inteiros

2 limões

2 und de caldo de legumes

200gr de Bacon picadinho

200gr de Torresmo

500gr de Calabresa picada

500gr de Costelinha Suína picada

500gr de Linguiça Toscana picada

8 dentes de alho picadinhos

Óleo de soja a gosto

Pimenta a gosto

Sal a gosto

 

Modo de preparo

 Leve ao fogo médio uma frigideira grande, coloque um fio de óleo e frite o bacon, depois de frito coloque o alho frite mais um pouco e reserve-os. Na mesma frigideira frite a linguiça toscana e a calabresa. Depois de frito reserve. Na mesma frigideira ainda coloque mais um pouco de óleo e as costelinha suínas temperadas com sal, pimenta e limão. Fritem elas até estiverem bem cozidas.

Em outra panela, ferva 2 litros de água com os caldos de legumes.Coloque junto o açafrão em pó, reserve.

Depois da costelinha suína estiver bem frita e dourada, junte a elas o alho frito, o bacon, a calabresa e a linguiça toscana.

Coloque a cebola em rodelas, os pimentões cortados e cubos e deixe fritar por mais uns 3 minutos. Acrescente um pouco de caldo e deixe as carnes cozinharem mais uns 5 minutos.

Depois de cozidas as carnes, corrija o tempero com sal e pimenta, se necessário, após isso coloque o arroz e acrescente mais caldo.

Quando o arroz estiver quase cozido, coloque os quiabos crus, o cheiro verde para decorar. Cubra com a tampa ou papel alumínio e espere terminar o cozimento. Na hora de servir, coloque o torresmo finalizando o prato.