Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Aurora expõe melhoramento genético suíno

Cooperativa apresentou uma nova parceria com a empresa Topis Norsvin

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Um dos focos da Cooperativa Central Aurora Alimentos no Campo Demonstrativo Alfa (CDA) 2017 é o melhoramento genético suíno. O evento, promovido pela Cooperalfa – associada da Aurora Alimentos – se destaca pela apresentação de novas tecnologias, técnicas de manejo e cultura para o homem do campo. As novidades do setor podem ser conferidas até esta quinta-feira (19), na Linha Tomazelli, em Chapecó (SC).

De acordo com o médico veterinário e assessor de melhoramento genético da Aurora Alimentos Evandro Nottar, em setembro de 2016 a Cooperativa apresentou uma nova parceria com a empresa Topis Norsvin – a segunda maior em melhoramento genético suíno do mundo. “A intenção é aprimorar cada vez mais as fêmeas suínas (GA 2020) acompanhando os desafios e a evolução da suinocultura”.

Nottar salienta que a Topigs Norsvin está dando o suporte por meio de tecnologias, fornecimento de genes de animais puros Landrace e Large White e também com o trabalho de geneticistas. “São coletadas informações dos animais das Granjas Núcleos da Aurora e repassadas para o banco de dados da empresa a qual gera protocolos de cobertura com índices de dados dos animais”, complementa.

Observa que o melhoramento genético é uma necessidade constante e faz com que o suíno torne-se cada vez mais produtivo. Para o ser humano, o reflexo é na qualidade da carne que é oferecida. “As cooperativas filiadas a Aurora – como a Cooperalfa – têm acesso a um material genético de altíssimo nível e com um custo acessível. O melhoramento genético contribui com o desenvolvimento do nosso trabalho diário, gerando resultados positivos e estimulando o crescimento da nossa cooperativa”, afirma. 

A Aurora também desenvolve no CDA 2017 ações em avicultura com a promoção de palestras e em suinocultura com o comercial de rações.

FALB

A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), mantida pela Aurora Alimentos, também está presente no CDA 2017 com a Kombi Biblioteca Itinerante e os programas Roda de Leitura e Turminha da Reciclagem. O espaço recebe crianças e suas famílias para um momento de descontração e socialização, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio da leitura e contação de histórias. Também são repassadas orientações sobre a importância da preservação dos recursos naturais buscando a cooperação com a natureza.

O CDA 2017 conta com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) e do Sicoob MaxiCrédito.