Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Aurora premia destaques da suinocultura em 2016

Aurora Alimentos promoveu nesta semana o Prêmio Destaques da Suinocultura 2016.

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Somente em 2016 a Aurora produziu cerca de 4,5 milhões de suínos. O resultado positivo é graças ao nível de qualidade da carne entregue pelos produtores associados à cooperativa. Para reconhecer a excelência de produtores, técnicos e cooperativas ligados a essa cadeia produtiva, a Aurora Alimentos promoveu nesta semana o Prêmio Destaques da Suinocultura 2016.  

Foram homenageados e reconhecidos o técnico destaque creche, produtor destaque creche, técnico destaque suicooper III com produção segregada e normal, técnico destaque dos destaques suicooper III, produtores destaques suicooper III, produção segregada e produção normal, cooperativas destaques suicooper III, produção segregada e normal.

Na categoria produtor suicooper III produção normal Albino Facin foi o primeiro colocado com a pontuação 9,20. Facin, associado da Cooper Alfa, tem a propriedade localizada em Caxambu do Sul e com o auxílio da esposa Laudetes Rodrigeri Facin cuida dos lotes de suínos para terminação. Essa foi a primeira vez que recebeu o prêmio e declarou-se honrado com o reconhecimento. 

O técnico agrícola Roberto Simon atende 21 propriedades no Rio Grande do Sul e recebeu a premiação como técnico destaque de creche com 9,30 pontos. 

A Cooper Alfa foi premiada como a cooperativa destaque suicooper produção normal, alcançado 8,78 na pontuação. Para o presidente Romeo Bet isso demonstra o desempenho e o carinho que os produtores têm com a cooperativa.

Claudir Luiz Sgarbossa, técnico agrícola na Coperdia, atende em torno de 50 propriedades de suicooper III e recebeu a premiação de técnico destaque dos destaques. Para ele é uma satisfação receber o prêmio.

Também foram premiados na categoria produtor destaque creche Vandenir Scussel da Cotrel (9,30 pontos); na categoria técnico destaque suicooper III produção segregada em primeiro lugar ficou Jean C. Tedesco da Copérdia (9,08) e em segundo Ivan L. Shoeninger da Cooper A1 (8,70); na categoria técnico destaque suicooper III produção segregada normal a primeira colocação foi para Claudinei Calegari da Coolacer (8,98) e o segundo lugar para Cassiano L. Scalcon da Cooper Alfa (8,70).

Na categoria produtor destaque suicooper III produção segregada foi premiado em segundo lugar Plínio Fávero Ceron da Cotrel (8,84) e em primeiro Darcilo Saúgo da Cooper A1(9,56); na categoria produtores destaques suicooper III produção normal Alfredo Anauer (9,00) ficou na segunda colocação e Albino Facin (9,20) na primeira, ambos da Cooper Alfa. Entre as cooperativas destaques suicooper III produção segregada a campeã foi a Copérdia com 8,31 pontos e em segundo lugar ficou a Cooper A1 com 7,93 pontos; na categoria cooperativas destaques suicooper III produção normal a vencedora foi a Cooper Alfa com 8,78 pontos e na segunda colocação ficou a Coopervil com 8,77 pontos.

Sustantebilidade

Na ocasião também foram certificados produtores no Programa Propriedade Rural Sustentável que tem como objetivo desenvolver cooperados para que atinjam níveis de sustentabilidade nas cadeias produtivas, envolvendo processos de gestão e meio ambiente, gerando certificação nos estabelecimentos rurais. 

O lançamento do programa ocorreu em outubro de 2015 e as primeiras cooperativas já foram certificadas. O PRSA é resultado da soma dos programas De Olho na Qualidade Rural, Times de Excelência, Suíno Ideal, Leitão Ideal, Qualidade Total Rural, Frango Aurora, Programa Aurora de Qualidade do Leite (PAQL), Creche Aurora e Programa de Capacitação Ambiental, os quais eram desenvolvidos de maneira isolada. Os princípios e a metodologia desse trabalho estão definidos no programa Encadeamento Produtivo do Sebrae/SC.