Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Biosen lança no Brasil linha de alfa-monoglicerídeos

Biosen anuncia a chegada da sua linha de Alfa-Monoglicerídeos para o Brasil. Em duas apresentações destinadas para a produção avícola e suinícola, Fra Butyrin Hybrid Dry e o Fra C12 Dry, os produtos se destacam pela alta atividade antimicrobiana, sua ação Ph independente e atuação em Salmonella spp

 

Esta é uma data marco tanto para a Biosen (Salto/SP), bem como para o setor de produção animal, especificamente para os segmentos de aves (corte e postura) e suínos. Trata-se da linha de Alfa-Monoglicerídeos, uma linha de produtos que pode ser chamada de uma “evolução” dos ácidos orgânicos, tendo como principais diferenciais: 1. Uma alta atividade antimicrobiana (30 a 70 vezes superior aos ácidos orgânicos); 2. Ação antimicrobiana independente do pH do meio; 3. Atuação em Salmonella spp e 4. Não geram resíduos nos tecidos.

De acordo com o médico veterinário e Diretor Geral da Biosen, Fernando Toledano, o primeiro ponto que garante esta afirmação é a estabilidade química dos Alfa-Monoglicerídeos quando comparado à linha de ácidos orgânicos. “Os Alfa-Monoglicerídeos são compostos formados por uma ligação estável entre uma molécula de glicerol e um ácido orgânico, o que permite que estes compostos permaneçam em sua forma ativa (não dissociada) independente do pH do meio onde estão, e assim conseguem chegar às bactérias com seu máximo potencial antimicrobiano”.

Outro aspecto que explica a alta atividade antimicrobiana diz respeito ao seu mecanismo de penetração e ação dentro das bactérias. “Ao contrário dos ácidos orgânicos que apenas utilizam uma via de entrada nas bactérias, os Alfa-Monoglicerídeos utilizam 2 portas de entrada (vias lipofílica e hidrofílica)” destaca Fernando Toledano. E ainda acrescenta “Já dentro das bactérias, os Alfa-Monoglicerídeos atuam de forma muito similar aos ácidos orgânicos convencionais, levando ao esgotamento energético da bactéria. Entretanto, devido à presença do glicerol (fonte de energia utilizada pela bactéria) na composição dos Alfa-monoglicerídeos, assim que a bactéria tem o primeiro contato com o produto, há uma intensificação da entrada do mesmo na bactéria.” E conclui “É o que chamamos de mecanismo “cavalo de troia”. Quando a bactéria absorve glicerol, ela não percebe que há um ácido orgânico ligado à molécula.”

Sobre a atuação dos Alfa-Monoglicerídeos em Salmonella, Fernando Toledano enfatiza que uma característica comum que destaca estes compostos dos ácidos orgânicos é o fato de eles atuarem no chamado SPI (Sítio de Patogenicidade da Salmonella). “Assim, além de possuírem uma alta atividade antimicrobiana contra estas bactérias, os Alfa-Monoglicerídeos reduzem significativamente a manifestação clínica das doenças causadas por salmonelas tíficas”, finaliza.

BIOSEN

É uma empresa de distribuição e representação comercial para toda a América do Sul composta por profissionais com história de sucesso na gestão comercial e estratégica nas empresas nas quais trabalharam anteriormente. Unidos por um objetivo comum, a Biosen pode ser considerada como uma “cooperativa de talentos” com habilidades complementares para o sucesso de projetos comerciais de empresas estrangeiras do setor agroindustrial.

Seu diferencial está em oferecer ao mercado de nutrição animal produtos inovadores, com comprovada eficiência, proveniente de fornecedores qualificados, que atendem demandas específicas de um mercado exigente e em franca expansão.