Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Blairo Maggi segue para a Europa para tratar questões sobre proteína animal

O ministro embarca neste domingo para Bruxelas, na Bélgica, onde terá reuniões com autoridades da União Europeia para tratar sobre questões relacionadas à proteína animal

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) embarca neste domingo (08/04) para Bruxelas, na Bélgica, onde terá reuniões com autoridades da União Europeia para tratar sobre questões relacionadas à proteína animal. O retorno está previsto para sexta-feira (13/04).

Na última terça-feira (03/04), Maggi recebeu parlamentares, onze membros do Parlamento Europeu, acompanhados de equipe de especialistas para falar sobre os avanços na pecuária bovina brasileira e detalhes do funcionamento do Serviço de Inspeção Federal (SIF), relacionados a produtos de origem animal.

Os parlamentares europeus viajaram para o Mato Grosso, acompanhados de servidores do Mapa, onde visitaram propriedades rurais. Os europeus conheceram com detalhes a pecuária bovina do estado, com destaque para a integração lavoura-pecuária floresta (ILPF), um dos programas de sustentabilidade desenvolvidos pela Embrapa.

O polonês Czeslaw Siekierski, presidente do Comitê do Parlamento Europeu de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que liderou a missão, elogiou a acolhida do governo e reconheceu a preocupação das autoridades brasileiras em garantir que a legislação seja cumprida no sentido de “respeitar o meio ambiente, incluindo o bioma amazônico”.

Ainda no Mato Grosso, os eurodeputados visitaram um frigorífico de carne bovina, onde acompanharam todas as etapas da produção e conversaram diretamente com a equipe do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. De acordo com o deputado português Ricardo Serrão Santos, “o sistema brasileiro de controle de alimentos serve de modelo a outros países”.

Ao final da missão, o deputado francês Jacques Colombier, disse que a delegação “recebeu resposta a todas as perguntas que foram feitas” e “ficou impressionada com o alto nível técnico observado”.