Audiência pública

Câmara debaterá crise na suinocultura

Audiência pública está marcada para o próximo dia 04 de outubro

Com o objetivo de apresentar as demandas do setor e buscar alternativas para a atual crise na suinocultura, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) convoca as lideranças do setor a participarem de uma audiência pública no dia 04 de outubro, na Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O encontro atende a um pedido da entidade e foi pleiteado pela Frente Parlamentar da Suinocultura, com o apoio Frente Parlamentar da Agropecuária, na figura dos deputados Jerônimo Goergen (PP-RS), Dilceu Sperafico (PP/PR), Jorginho Mello (PR/SC) e Evair Vieira de Melo (PV/ES).

Segundo Marcelo Lopes, presidente da ABCS, é muito importante que o setor se faça presente na audiência para que fique claro aos poderes Executivo e Legislativo a extensão da crise vivida pela suinocultura brasileira. “Precisamos levar ao conhecimento desses parlamentares a gravidade da crise que atinge o nosso setor e fazê-los entender que as medidas para solucionar esses problemas e evitar futuras crises passa pelo estabelecimento de políticas públicas que proporcionem uma menor oscilação nos resultados econômicos da atividade”, afirma.

Com o milho apresentando alta de mais de 70% no último ano e sendo cada vez mais escasso no mercado interno devido ao aumento da exportação, os custos de produção vem se mantendo em patamares muito acima dos valores de comercialização do suíno vivo, o que tem feito muitos suinocultores deixarem sua atividade. Além disso, o atual momento econômico do país vem afetando diretamente a atividade, fazendo a suinocultura enfrentar uma das piores crises de sua história.

Para o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), autor do requerimento que solicitou a audiência pública, a realização desta audiência pública é fundamental para o futuro da atividade suinícola. “O país está passando por uma crise econômica em que a suinocultura foi uma das áreas mais afetadas, devido aos altos custos de produção. Esse debate será importante para que o governo conheça as demandas do setor e juntos possamos buscar soluções efetivas que permitam o desenvolvimento da cadeia produtiva”, diz.

Antes mesmo de ter a audiência confirmada, a ABCS havia divulgado no dia 21 de julho uma carta aberta a todos os associados e produtores de suínos, ressaltando a importância de intensificar a atuação do setor e trazer a crise da suinocultura para a pauta nacional. “Agora chegou o momento de mostrar a força do setor e se organizar para estar presente neste momento de discussão conjunta”, acrescenta Marcelo Lopes.