Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

China é a história - Por Jim Long

Por Jim Long, presidente-executivo da Genesus Inc.

China é a história - Por Jim Long

Abaixo está um relatório de inventário que foi publicado na China na semana passada.jum long

Como você pode ver, as informações indicam que o estoque de matrizes na China diminuiu 5 milhões nos últimos doze meses. Nos últimos 18 meses, o rebanho diminuiu cerca de 6 milhões de matrizes ou aproximadamente o tamanho do rebanho total de matrizes dos EUA.

Não é preciso um economista-geral para ver a maciça liquidação em curso no setor suíno da China.

Razões:

  • Final de 2017 e primeira parte de 2018: perdas devido a preços de suínos abaixo do custo de produção
  • Mudanças estruturais conforme regulamentações ambientais eliminaram fazendas
  • Desde o verão de 2018, quando foi detectada a Peste Suína Africana (PSA), houve uma liquidação contínua. Como você pode ver no gráfico, dezembro foi o mês mais baixo e a liquidação continua.
  • Há um ano, matrizes de corte estavam sendo vendidas na China por 10 rmb/kg (67 libras EUA), agora eles estão indo para 3,5 rmb /kg (24 ¢ US £) Quantas vezes já vimos matrizes com um desconto tão grande para suínos do mercado? Na semana passada, os mercados médios da China registraram 13,87 rmb / kg (93,14 ¢ US lb) contra 3,5 rmb / kg de porcas de descarte (24 ¢ US lb.).
  • Obviamente, o preço é tão baixo em relação aos suínos do mercado devido ao nível massivo de liquidação da cabeça de porca.

Observações

O nível de liquidação na China que aconteceu, e continua, é sem precedentes. Acreditamos que, a partir das informações que recebemos da China, mais 3-5 milhões de matrizes sejam liquidadas devido à Peste Suína Africana (PSA) e aos seus problemas relacionados. Quando a poeira baixar, a China poderá muito bem reduzir 10 milhões de porcas em dois anos.

10 milhões de porcas reduziriam efetivamente a produção da China em 150 milhões de suínos por ano. O ponto chave é que não haverá aumento substancial nas importações de carne suína até que a liquidação seja interrompida, enquanto a liquidação continua a colocar a carne suína internamente no mercado chinês.

Em algum momento, a China aumentará as importações de carne suína. Europa, Brasil e América do Norte se beneficiarão por serem as principais áreas exportadoras.

Os preços são afetados pela oferta, demanda e sentimento do mercado. Quando o PED atingiu os EUA, uma redução de 6% nos suínos criou os maiores preços de suínos na história dos EUA. Acreditamos que em algum momento a China entre em ação e compre carne suína para preencher o buraco criado pela liquidação. Quando isso acontece, não é insondável ver os mesmos efeitos do que o PED fez. Preços recordes.

A mídia mundial ainda não pegou a escassez de carne suína. O Foodservice, varejistas e outros importadores domésticos enfrentarão, em algum momento, a concorrência com os preços suínos disponíveis no mercado de exportação da China.

Na semana passada, chamamos o que está acontecendo na China de Evento do Cisne Negro – “alto perfil, difícil de prever um evento raro que está além do limite das expectativas normais em história, ciência, finanças e tecnologia”.

Quando observamos os múltiplos dias na semana passada em futuros de suínos magros, percebemos que o “dinheiro inteligente” tem pouca compreensão do que é um Evento do Black Swan.

Para ser sincero

Se os preços dos suínos nos EUA e no mundo atingirem altas recordes depois que a liquidação da China finalmente terminar, não ficaremos surpresos.

Congresso de carne de porco de Iowa

Na próxima semana, estaremos no Congresso de Carne Suína de Iowa. Visite-nos na Exposição Genesus e venha à Recepção Genesus – quarta-feira à tarde. Nós gostamos desses eventos. É onde temos uma noção da realidade e do futuro da nossa indústria.