Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

China investe em carne suína de luxo

Há uma tendência emergente na China que tem criado junto aos produtores de carne suína um novo nicho, com alta margem de lucratividade e mercado premium para consumidores

China investe em carne suína de luxo

EconomiaA Hunan Chu Gui Xiang Agriculture Co tem vendido um suíno de alto teor de gordura  pelo dobro do preço da carne  convencional nos supermercados de alto padrão  da China. “Nós vendemos todos nossos estoques”, disse Ceng Qing Hua,  visto como um exemplo da nova geração de executivos experientes ligados a carne suína,  lucrando com o desejo dos consumidores mais ricos,  que querem uma carne mais saudável produzida localmente e em pequena escala.

Com isso, a empresa Hunan Chu Gui Xiang – que afirma ter  produtos produzidos de maneira orgânica – mesmo sem ter esta certificação ainda  –   tem recebido muitos elogios na imprensa oficial da China como um modelo para empresas bem gerenciadas e bem sucedidas, atendendo um demanda por carne de suína orgânica e de produção local.

A Hunan Chu Gui Xiang  produz e processa a raça  Ningxiang, um porco malhado ou com manchas, conhecido por suas carnes gordas. Cortes embalados de carne suína são distribuídos nos supermercados pela própria empresa, que foi criada em uma província  rural de Changsha, em Hunan, nacionalmente conhecida por sua rica cozinha de pratos a base de carne suína.

O potencial de rentabilidade deste mercado de alta qualidade de carne suína da China está sendo criado por Ceng, um estudante graduado da Hunan Agricultural University (onde se especializou na produção animal) e que deixou um emprego no serviço civil em 2007, para estabelecer sua empresa a Da Long Animal Husbandry Sciece Co.

Seis anos mais tarde Ceng juntou-se a  um dos cérebros  por trás desta operação, Jin Long,  um estudante da famosa Universidade de Fudan em Xangai, que veio para a operação depois de uma década como executivo de compra em uma cadeia de supermercados chineses.

Durante uma visita  em 2013 a província de Ningxiang, em Changsha, ele e Ceng concordaram em unir forças para criar um mercado desta raça em Ningxian.  A empresa resultante desta decisão foi a  Hunan Chu Gui Xiang Agriculture Co composta por Ceng e Jin, junto com um terceiro investidor, o investidor Chen Xiao Ping, que trouxe  20 anos de experiência em fundos e ações em Xangai.

A empresa teve grande apoio do  Animal Husbandry and Veterinary Bureau, um escritório do governo que tem dado assistência e respaldo a essas operações,  como também assessoria na criação de animais, de acordo com Ceng.

“É muito importante  que profissionais graduados venham para indústria de carne suínas de Ningxiang,” observou Ceng,   que afirmava que produtores locais e  agricultores lamentavam  os “gargalos” na produção de suínos de  Ningxiang  para o mercado e que agora diminuíram com conhecimentos de marketing e expertise em distribuição.

Os produtores da  Ningxiang  não são  competitivos, mas tem importantes vantagens,  como o “bom paladar ” e uma produção com melhor linhagem do que outras raças nativas no sul do país e  muitos destes têm  cruzados agora com raças tradicionais como Landrace, afirma  Ceng.

A empresa, que possui 30  profissionais acadêmicos em sua folha de pagamento, tem como alvo colocar a  sua carne de alta qualidade em supermercados em mais províncias centrais chinesas . A empresa decidiu não abrir suas próprias lojas  “porque nós pensamos que era muito caro”, afirma Ceng.

Em vez disso, ele escolheu distribuir em  supermercados de alto padrão  pois há uma grande onda destes novos supermercados  vendendo importados e produtos orgânicos para os consumidores chineses preocupados com a saúde e mais ricos. Tais lojas tinham sido anteriormente limitadas às maiores cidades da China, mas agora estão operando nas cidades menores, explicou Ceng.