Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frimesa

Construção de frigorífico de abate de suínos vai empregar 9 mil pessoas

Com investimento de R$ 2,7 bilhões, planta será a maior da América Latina especializada em abates de suínos

Construção de frigorífico de abate de suínos vai empregar 9 mil pessoas

O frigorífico de suínos que a cooperativa Frimesa planeja construir em Assis Chateaubriand, no Oeste paranaense, está em fase final de licenciamento no Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Recentemente, o órgão recebeu os documentos e estudos para continuidade do processo.

A documentação era parte das exigências da Licença Ambiental Prévia, emitida em agosto do ano passado pelo IAP, e exigida para a próxima etapa – a análise da Licença de Instalação, necessária para o início das obras. Se tudo estiver dentro das exigências, a liberação pode sair já no próximo mês.

A planta será a maior especializada em abate de suínos em toda a América Latina, com capacidade para 15 mil animais por dia. O investimento total é de R$ 2,7 bilhões e a previsão é de que sejam gerados 8,5 mil postos de trabalho – 65% de empregos diretos – quando a unidade atingir a capacidade máxima, em 2030.

Licenciamento
Por conta do porte do frigorífico – para efeito de comparação, atualmente a Frimesa abate cerca de 6,5 mil animais na unidade de Medianeira, também no Oeste -, a expectativa é de que seja necessário um rebanho de mais de 4 milhões de suínos, que deverão ser criados por proprietários rurais próximos e membros da cooperativa.

Um dos pontos exigidos pelo IAP era um plano para destinação adequada dos dejetos dos animais, um dos aspectos da atividade que merece mais cuidado.

Para isso, a empresa apresentou um projeto de gerenciamento integrado, pioneiro no Paraná, para utilização dos dejetos na produção agrícola como fertilizantes, dependendo da aptidão do solo na região. A medida reduziria custos de adubação das culturas e pastagens.