Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Copacol alcança desempenho histórico em engorda de suínos

Conforme dados da cooperativa, o quesito conversão alimentar ajustada para 100 kg de peso vivo atingiu 1,779

Copacol alcança desempenho histórico em engorda de suínos

A Cooperativa Agroindustrial Consolata – Copacol – de Cafelândia, no oeste do Paraná, conquistou desempenho histórico em engorda de suínos em parceria com a cooperada Marinez Natalina Buss de Bortoli. 

Conforme dados da cooperativa, o quesito conversão alimentar ajustada para 100 kg de peso vivo atingiu 1,779. Já a conversão alimentar ajustada de carcaça chegou a 2,472. Segundo o gerente de Integração de suínos e leite da Copacol, Émerson Paulo De Bastiani, o lote também teve resultado expressivo nos demais índices.

Para De Bastiani, uma soma de fatores proporcionou alcançar esses números. “Eu acredito que chegar a esse desempenho, que é comparado ao desempenho de avicultura, é multifatorial. Nós não podemos citar um ou outro fator como principal. É uma soma. No meu ponto de vista, contar com os pilares da suinocultura muito bem harmonizados é o fundamental: boa nutrição, boa genética, ambiência, manejo com equipe técnica e sanidade consegue fazer com que isso aconteça”, diz.

A modalidade de trabalho da cooperativa é com animais sexados, com uso da imunocastração, com uso de ractopamina. Segundo o gerente, não se tem conhecimento de um resultado parecido com o da Copacol em outra integradora do Brasil. “Nesse nível de conversão alimentar eu não conheço resultado parecido. Por isso nossos parceiros nos dão o título de melhor desempenho de lote de engorda do Brasil”, diz com orgulho do trabalho realizado em equipe.