Fonte CEPEA

Ver cotações

Investimentos

Dinamarca busca incentivar tecnologias e sustentabilidade no agro brasileiro

Representantes do consulado dinamarquês no Brasil falaram sobre perspectivas comerciais para o agro nacional

Dinamarca busca incentivar tecnologias e sustentabilidade no agro brasileiro

Markus Lehmann, Investment Fund for Developing Countries (IFU), e Cônsul dinamarquês Poul E. BligaardNão há dúvidas de que o Brasil está no centro de discussões voltadas ao desenvolvimento em todo o mundo. O país por sua grandeza e potencial produtivo é onde o mundo quer estar. E cada país tem algo a oferecer para dividir conhecimento em prol de algo em comum: alimentar o mundo.

Sob essa premissa, o Consulado da Dinamarca no Brasil iniciou um intenso trabalho difusão de suas tecnologias e seu invejável desenvolvimento sustentável onde pretende fomentar junto ao produtor brasileiro mais eficiência  em sua produção unindo tecnologia, sustentabilidade e lucratividade. “A Dinamarca é um país pequeno, mas podemos mostrar muito ao Brasil. Temos muitas inovações em máquinas, tecnologia”, conta o Cônsul dinamarquês Poul E. Bligaard.

Atualmente, muitas empresas dinamarquesas exportam para o Brasil e inovações em suinocultura estão entre os principais produtos oferecidos. Dinamarca é um dos maiores produtores e exportadores de carne suína do mundo onde se destaca pela produção livre de antibióticos.  “Em suinocultura temos experiência, por ser um dos setores mais importante para a Dinamarca onde desenvolvemos habilidades que vão desde genética até o ultimo corte. Focamos muito em novas tecnologias, em como produzir sem usar antibióticos, biosseguridade, food safedy, e também meio ambiente”, explica o Poul.

Sustentabilidade, Impacto Social e Resultado

Por ser um país menor e, consequentemente, exigir uma eficiência produtiva com resultados acima da média, a Dinamarca também busca dividir com o Brasil as vantagens de ser 100% sustentável.  “A eficiência se dá porque o custo de produção na Dinamarca é alto. E essa experiência que trazemos pode ajudar em custo benefício para o brasileiro. Somos um país consolidado em reutilizar os resíduos”, relata Poul.

Markus Lehmann, Conselheiro do Investment Fund for Developing Countries (IFU), concorda que o setor agrícola brasileiro é muito importante e vê claramente a aplicação dos conceitos de sustentabilidade aliado a resultados ainda melhores para a produção nacional. “O dinamarquês têm uma filosofia que é mais voltada à área de sustentabilidade. Ou seja, não somente produzir a qualquer custo, mas produzir pensando na sociedade para daí sim ter um resultado financeiro desejável. Sustentabilidade, impacto social e resultado financeiro é o conceito que está no DNA da Dinamarca. Se não é bom para o meio ambiente ou para a sociedade não importa o resultado financeiro”, acrescenta.

Assim, o consulado e o governo da Dinamarca vêm promovendo a indústria dinamarquesa para outros mercados e traz junto com isso financiamento, benefícios, uma estratégia que facilita essa transição.  “Há interesse da Dinamarca em compartilhar suas experiências de um produtor agrícola dentro do mercado europeu, e acompanhar o Brasil neste caminho de desenvolvimento para sustentabilidade e prosperidade!”, concluí Lehmann.