Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Dois Frigoríficos de Santa Catarina receberam a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Os certificados foram entregues no último sábado (21/5) em Iporã do Oeste, com a presença dos empresários, do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), do presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, secretários e lideranças regionais. A Eurofrig de Iporã do Oeste e a Cedro Frigor de São José do Cedro passarão a comercializar seus produtos para todo o país. A Cidasc terá a função de inspecionar os estabelecimentos

Dois Frigoríficos de Santa Catarina receberam a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Releases EmpresasDois Frigoríficos de Santa Catarina receberam a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Os certificados foram entregues no último sábado (21/5) em Iporã do Oeste, com a presença dos empresários, do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), do presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, secretários e lideranças regionais. A Eurofrig de Iporã do Oeste e a Cedro Frigor de São José do Cedro passarão a comercializar seus produtos para todo o país. A Cidasc terá a função de inspecionar os estabelecimentos.

O Gestor do Departamento Regional da CIDASC de São Miguel do Oeste, Cláudio Trombetta, enfatizou a luta do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a liberação do Releases EmpresasSISBI-POA para as indústrias de Santa Catarina. “Agradecemos o empenho e o auxílio do deputado na inserção dos frigoríficos no SISBI-POA. Sem a luta do Colatto não teríamos conseguido”, disse.

Colatto afirma que continua trabalhando para que outras indústrias também entrem no SISBI-POA. “Com o status, as empresas deixarão de se limitar a comercializar só para Santa Catarina. E a descentralização da fiscalização agropecuária que precisamos desburocratizar e implantar em todo o Brasil”, disse Colatto, que é presidente da Frente Parlamentar da Desburocratização na Câmara dos Deputados.

O deputado comentou que o sistema é pioneiro em SC, que tem 26 empresas credenciadas que poderão vender seus produtos para todo o Brasil. “Estamos atendendo as necessidades principalmente das pequenas empresas”, destacou.

 SISBI-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.