Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Incentivo

Família Ianni apresenta a versatilidade da carne suína para a inclusão na Merenda Escolar

Os prefeitos dos municípios paulistas de Capão Bonito e de Porto Feliz, juntamente com assessores, participaram do "Menu Degustação"

Família Ianni apresenta a versatilidade da carne suína para a inclusão na Merenda Escolar

Os prefeitos dos municípios paulistas de Capão Bonito e de Porto Feliz, juntamente com assessores, participaram do “Menu Degustação” de pratos à base de Carne Suína, possíveis e aplicáveis à Merenda Escolar. Esta ação reforça o projeto da APCS de inserir a Carne Suína na alimentação dos alunos paulistas, tanto a nível municipal como a nível estadual.

A Carne Suína, sabidamente a proteína animal de produção mais consumida no mundo, vem conquistando “dia a dia” cada vez mais espaço na mesa da população brasileira e agora pode ser uma importante  aliada para agregar custo-benefício ao Poder Público. Saudável e excelente fonte de nutrientes é uma ótima opção para a merenda escolar, tendo em vista a sua versatilidade, aceitabilidade e vantagem econômica, pois é certamente mais acessível. Pensando nisso, a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) caminha para regulamentar a lei que possibilitará aos municípios do estado de São Paulo acrescentarem a Carne Suína nos cardápios das Merendas Escolares.

Dando continuidade a ação de disseminar essa ideia, na tarde desta quarta-feira (09/08), por iniciativa própria, o suinocultor e também membro da APCS, Antonio Ianni, recebeu as comitivas de Capão Bonito e de Porto Feliz para apresentar saborosas e práticas receitas que podem ser incorporadas à alimentação escolar. No almoço foram servidos pratos a base de paleta suína, apresentada na forma de carne moída, cubos e tiras. Entre as opções estavam à mesa: lasanha de paleta desfiada, carne moída refogada com legumes, tiras aceboladas, kibe, rocambole de carne moída, macarrão à bolonhesa, strogonoff, cubos com legumes, escondidinho de paleta e arroz completo.

“Nesse encontro envolvemos as pessoas que decidem sobre a composição da merenda escolar. Como se trata de uma carne saudável e muito acessível em termos financeiros, é importante que o Poder Público conheça também essa opção. Assim, convidamos as pessoas envolvidas com a alimentação escolar para que sintam na prática como é fácil elaborar pratos a base de carne suína”, explicou o produtor Antonio Ianni.

O prefeito de Capão Bonito (SP), cidade que aprovou recentemente a Lei que incluí a Carne Suína na Merenda Escolar, Marco Citadinni, reforçou a importância da proteína em vários aspectos. “É uma série de fatores que vem a somar. Nossa cidade teve no passado uma tradição na suinocultura, então é uma forma de se estimular os produtores locais. Além disso, também o preço que é muito mais em conta; e o mais importante, a qualidade do produto. A ideia nossa, calcada no projeto de lei dos vereadores do município, é estimular para que essa lei sirva de exemplo para outros municípios”, comentou.

Médico e prefeito de Porto Feliz, Dr. Cássio Prado contou que no seu município a carne suína já é empregada na Merenda Escola e enfatizou seus benefícios à saúde. “A carne suína é servida uma vez por semana nas merendas e estamos pensando até em aumentar, por se tratar de um alimento de alto valor proteico e biológico, baixo colesterol, mais saudável que outras carnes. Essa reunião foi muito importante, e sedimentou esse conhecimento que já possuíamos de que a carne suína tem qualidades que outras carnes não tem”, enfatizou.

O almoço também contou com a presença da Diretora da Central Alimentícia, Valéria Mainardes Kury Leme, da nutricionista Bruna Santucci Occhiena, do médico veterinário Alberto Carvalho Neto, além do vereador que apresentou o projeto de Lei Matheus Antonio Enei Francatto, todos de Capão Bonito. De Porto Feliz, o Secretario de Desenvolvimento, Carlos Veronezzi e o Presidente do Sindicato Rural, também prestigiaram a degustação. Com informações APCS.

Apoio do Estado de São Paulo:

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em conjunto com a APCS, se propôs a oferecer apoio técnico e jurídico na regulamentação da Lei, de forma que outras prefeituras possam aderir à ação, fortalecendo a suinocultura paulista.