Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-Estar

Fazenda Miunça chama atenção por referência em gestação coletiva

Referência mundial na criação de suínos, fazenda de Rubens Valentini respeita o espaço físico dos animais 

Fazenda Miunça chama atenção por referência em gestação coletiva

O Brasil Rural desta quarta-feira (12/10) fala sobre o bem-estar animal, tendo como exemplo o sistema de criação que respeita o espaço físico dos animais. Em Brasília, no Paranoá, há a Fazenda Miunça, localizada no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), que leva a garantia de bem-estar animal à criação de suínos e bovinos. O programa conversa com o proprietário da fazenda e produtor rural, Rubens Valentini. Ouça a entrevista: 

Referência mundial na criação de suínos utilizando a técnica de bem-estar animal, Valentini adota o modelo de gestação coletiva para suínos, que consiste em manter as fêmeas gestantes em uma área subdivida em várias baias coletivas, em espaço até 10% maior que o tradicional. O local de descanso é separado do de trânsito e a alimentação é individualizada. Esse desenho favorece a socialização dos suínos, que geralmente se juntam em grupo de cinco a seis e minimiza as disputas por comida, tão comum entre eles. 

O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda a sexta, e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.