Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Florianópolis recebe a maior feira de aves, ovos e suínos da América Latina

Cadeia produtiva tem mais uma oportunidade para mostrar aos investidores internacionais e aos consumidores internos o trabalho, as inovações e cuidados envolvidos durante toda a cadeia produtiva

Florianópolis recebe a maior feira de aves, ovos e suínos da América Latina

Representantes de empresas, órgão públicos e de associações de produtores, além de pesquisadores de diferentes países se encontram na AveSui  Após as turbulências causadas pela Operação Carne Fraca, o setor de aves e suínos do Brasil tem mais uma oportunidade para mostrar aos investidores internacionais e aos consumidores internos o trabalho, as inovações e cuidados envolvidos durante toda a cadeia produtiva. A partir desta terça-feira (25), representantes de empresas, órgão públicos e de associações de produtores, além de pesquisadores de diferentes países se encontram na AveSui, maior evento da América Latina para o setor, que acontece até 27 de abril no CentroSul, em Florianópolis (SC).

A abertura oficial do evento será realizada na terça-feira (25), a partir das 18h com a entrega do Prêmio “Quem é Quem”, promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e das Revistas Suinocultura Industrial e Avicultura Industrial, para as cooperativas de aves e suínos de destaque nacional. Segundo o governador catarinense, Raimundo Colombo, sediar um evento como a AveSui neste momento é uma grande oportunidade para que parceiros comerciais e potenciais novos compradores conheçam de perto a qualidade do trabalho, especialmente o de Santa Catarina. “Esse é um trabalho realizado há longo tempo e que agora precisa ser ainda mais reforçado para amenizar os impactos negativos. Estamos prontos para atender com total transparência e tirar todas as dúvidas”, afirma.

Na tarde do dia 25 de abril, das 13 às 16h, a AveSui promove o painel “One Health – Uma só saúde”, sobre a redução dos riscos de emergência e disseminação de doenças infecciosas, no Auditório de Inovações, espaço gratuito para os visitantes da feira. Já no dia 26 de abril, outro painel, com o tema “Biosseguridade em Aves e Suínos”, vai debater a importância da sanidade para a qualidade da carne brasileira e como esse assunto é tratado no país. Também realizado das 13h às 16h no Auditório de Inovações e gratuito para os visitantes, conta com três palestras, com destaque para a ministrada pelo Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura em Santa Catarina, Fernando Freiberger sobre “Exigências Sanitárias na Cadeia Produtiva”. Logo na sequência, representantes da cadeia produtiva, do governo de Santa Catarina, agroindústrias e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vão discutir a qualidade da carne brasileira, falando dos esforços do setor para oferecer ao mercado produtos com qualidade e segurança, além dos novos desafios enfrentados. As inscrições podem ser feitas no site http://www.avesui.com/inscricao/pt

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, eventos de grande expressão e ampla divulgação como a AveSui, ao promover o debate sobre a qualidade e segurança alimentar da carne brasileira, auxiliam a esclarecer as dúvidas dos consumidores. “Essa confiança que nós temos na nossa cadeia precisa ser transmitida para o cidadão que desconhece o profissionalismo do setor”, destaca. O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e diretor do Sindicato das Indústrias da Carne do estado (SINDICARNE), José Antônio Ribas Júnior, vê no evento também uma oportunidade de fortalecimento do setor. “O momento exige de toda a cadeia reafirmar seus compromissos e aumentar sua percepção de segurança a todo o público. A AveSui é um dos eventos mais relevantes neste contexto, que permite a troca de experiências e o debate para construção de novas ideias”, completa.

Programação AveSui 2017

Palco de inovações, a AveSui reúne em três dias as maiores e as melhores empresas dos setores em uma feira internacional de negócios, além de uma extensa programação técnica que oferece a seus visitantes conhecimento e tecnologia, para auxiliar no desenvolvimento da produção de aves e suínos no Brasil. Estão na programação, por exemplo, o II Congresso de Zootecnia e Precisão e o XVI Seminário Técnico de Aves e Suínos.

Outro destaque será o Encontro “Sabor e Saúde – Um encontro da carne suína com a Gastronomia e a Nutrição”, promovido pela ABCS, em parceria com a Gessulli Agribusiness e apoio do Sebrae Nacional, com palestra do chef e apresentador Carlos Bertolazzi e lançamento de duas cartilhas com receitas práticas e clássicas com carne suína.

O público terá ainda a oportunidade de conhecer a granja modelo, montada com os equipamentos expostos na feira, para que simulem o dia a dia do espaço; e a vitrine tecnológica, com a presença de startups e pequenas empresas de tecnologia voltadas ao setor.

Agenda:

Dia 25/4

 

•             9h às 16h – II Congresso de Zootecnia e Precisão

•             9h às 12h30 – XVI Seminário Técnico de Aves e Suínos (Painel Nutrição e Desempenho Animal)

•             13h às 16h – Painel “One Health – Uma só saúde” – aberto aos visitantes

•             18h às 22h – abertura oficial e entrega Prêmio Quem é Quem

 

Dia 26/4

 

•             9h às 12h30 – XVI Seminário Técnico de Aves e Suínos (Painel Saúde Intestinal)

•             9h às 12h30 – XVI Seminário Técnico de Aves e Suínos (Painel Formação de Preços de Grãos e Carnes)

•             13h às 16h – Painel “Biosseguridade em Aves e Suínos” – aberto aos visitantes

•             14h às 17h40 – XVI Seminário Técnico de Aves e Suínos (Painel Bem Estar Animal) – aberto aos visitantes

•             18h30 – Encontro “Sabor e Saúde – Um encontro da carne suína com a Gastronomia e a Nutrição” – aberto aos visitantes

 

Serviço:

AveSui 2017
Data: 25, 26 e 27 de 2017
Local: CentroSul, Florianópolis (SC)
Informações: www.avesui.com
Realização: Gessulli Agribusiness