Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Governo federal doará 160 mil toneladas de milho a pequenos produtores rurais

Pequenos criadores de animais, que usam o produto para alimentar animais, serão beneficiados pela ação

Governo federal doará 160 mil toneladas de milho a pequenos produtores rurais

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoverá, no dia 12 de julho, um leilão para a remoção de 18,7 mil toneladas de milho para atendimento ao Programa de Vendas em Balcão (PVB).

A ação atende à autorização do governo federal para oferta de 160 mil toneladas do produto a pequenos criadores do Sul, do Nordeste e de outras regiões do País que usam milho na alimentação dos animais. 

A permissão foi dada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), que também estabeleceu o limite mensal de aquisição de seis toneladas por produtor. 

Os Estados beneficiados serão Acre (393 t), Alagoas (2.602 t), Goiás (1.800 t), Paraíba (2.500 t), Pernambuco (1.000 t), Piauí (5.000 t), Rio Grande do Norte (1.500 t), Santa Catarina (4.000 t). Os primeiros lotes devem chegar nas unidades regionais da Conab a partir da primeira quinzena de agosto. 

Só em 2016, já foram contratadas mais de 80 mil toneladas de milho removidas de outras localidades, referentes aos quantitativos aprovados pelo Ciep anteriormente. Novos leilões estão previstos para o segundo semestre, o que garantirá a continuidade do programa.

Programa 

O Vendas em Balcão permite que pequenos criadores e agroindústrias de aves, suínos, bovinos e caprinos tenham acesso, por meio da venda direta dos estoques públicos do governo, a produtos como milho, arroz em casca, trigo e castanha. O valor de venda é calculado de acordo com o preço médio de mercado em cada região.