Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Instalações "enfermas": a importância da limpeza e desinfecção

Se quisermos evitar enfermidades e conseguir um ótimo desempenho nas fases de crescimento e terminação de suínos é necessário a manutenção de níveis elevados de higiene das instalações.

Instalações "enfermas": a importância da limpeza e desinfecção

Foto:Jairo BackesSe quisermos evitar enfermidades e conseguir um ótimo desempenho nas fases de crescimento e terminação de suínos é necessário a manutenção de níveis elevados de higiene das instalações. O porquê dessa afirmação já é conhecido há muito tempo pelos produtores pela observação de que as instalações de suínos podem se converter em instalações “enfermas ou cansadas”, o que, em longo prazo, produz uma constante redução de saúde e de rendimento nos lotes ali alojados.

De acordo com a literatura,  as instalações que abrigam suínos são locais de intensa multiplicação de agentes infecciosos. Com a falta de higiene, se rompe o equilíbrio existente entre os animais e os micro-organismos de seu ambiente. Assim, quando  não for realizada uma correta higienização, o lote seguinte de animais irá se defrontar com microrganismos ainda presentes no ambiente, oriundos do lote anterior. Em adição, deve-se considerar que qualquer estresse por situações de manejo e/ou ambiente pode causar  imunodepressão, ou seja, a queda de resistência do animal. Segundo autores  isto pode ser explicado pelo fato de que a exposição à patógenos e toxinas induz a liberação de citoquinas pelo sistema imunitário e ativam mecanismos de defesa fisiológicos, tais como a produção de proteínas de fase aguda. Uma das principais citoquinas liberadas é o fator alfa de necrose tumoral (TNF- α) que, foi demonstrado, que possui importantes propriedades inibidoras do crescimento. Deste modo, no caso de alojamentos limpos e desinfetados, ou seja, em ambientes com baixa pressão de desafio, animais com boa resistência, decorrente de uma nutrição e imunização adequada, terão melhor desempenho e menor índice de doenças, gerando melhores resultados. Sem dúvida, são necessárias limpeza e desinfecção periódicas para conseguir uma boa saúde dos animais e auxiliar para que os mesmos expressem melhor seu potencial genético para uma terminação mais rápida.

Objetivos de esvaziar, limpar e desinfetar as instalações de uma granja:

Estudos relataram que a prática da limpeza exaustiva, em comparação com instalações sem limpeza, melhorou a taxa de crescimento em 7,4%, reduziu a mortalidade (2,1 vs. 3,5%) e reduziu a percentagem de animais tratados (4,1 vs. 6,9%).

Quando uma granja falha em limpar e desinfetar uma sala entre dois lotes de animais, o efeito negativo equivale a colocação de suínos jovens junto com animais mais velhos na mesma unidade de terminação. Segundo autores isto é praticamente provocar o surgimento de problemas.

 Os efeitos da limpeza e desinfecção nas granjas suinícolas e sua mensuração

Os dados a seguir apresentados em tabelas são oriundos de um artigo de Frank Aherne† (2002) o qual fundamentou grande parte desta matéria. Muitos criadores se despreocupam além do aceitável com limpeza e desinfecção, não dando a real importância que esta prática de manejo merece na suinocultura. Estudos relativamente antigos, (Tabelas 2 e 3), demonstraram que, em condições de campo, raramente se consegue obter uma taxa ótima de crescimento de tecido magro dos suínos. Segundo estes dois estudos analisados em um artigo (1), nas granjas de padrão médio somente se alcança entre 65 e 75% do potencial genético dos suínos no período de crescimento (20-65 kg) e de 80 a 85% no período de engorda (65 a 115 kg). No extrato 10% inferior ainda é mais acentuada a perda relativa ao potencial genético.