Saúde Animal

Instituto Biológico possui único laboratório do país para diagnóstico de brucelose e tuberculose

Na sexta-feira, oMapa liberou um lote de 222.800 doses da tuberculina produzidas pelo Instituto Biológico

O Instituto Biológico (IB-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possui o único laboratório brasileiro com capacidade para produzir imunobiológicos para diagnósticos de brucelose e tuberculose em animais. Na sexta-feira (03/11), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) liberou um lote de 222.800 doses da tuberculina produzidas pelo Instituto Biológico.

Em outubro de 2017, o IB bateu recorde na produção de doses em uma única partida de imunobiológicos, com a liberação de 330 mil doses em uma única partida, sendo que cada frasco é constituído de 50 doses – um aumento de 65% na produção de doses. Outras partidas devem ser liberadas pelo Instituto em novembro deste ano.

De acordo com o veterinário do IB Ricardo Spacagna Jordão, o aumento no número de doses disponibilizadas por partidas é uma das estratégias do Instituto para aumentar a produção. No ano, foram produzidas 12 partidas. “Já estamos produzindo as partidas de 2018. A ideia é diminuir o número de partidas no ano e aumentar a produção de doses em cada uma delas, para podermos atender a demanda nacional”, explica o médico veterinário.

O IB também busca recursos junto a órgãos estaduais, federais, agências de fomento e iniciativa privada para aquisição de novos equipamentos de maior capacidade para produção de seu Laboratório de Produção de Imunobiológicos. “Esperamos conseguir esse recurso e triplicar nossa capacidade de produção. A ideia é conseguir produzir as 12 milhões de doses demandadas pelo mercado brasileiro”, afirma Jordão.

O Laboratório de Produção de Imunobiológicos do IB possui licença de funcionamento expedida pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é certificado pela norma ISO 9001, que garante a qualidade dos produtos produzidos pelo instituto de pesquisa paulista. O IB comercializa os kits com imunobiológicos para 24 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.