Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Triângulo Mineiro

Invasão de javalis em fazendas preocupa produtores rurais

Fazendeiros de Ituiutaba, Canápolis e Capinópolis flagraram animais. Segundo sindicato, 90% das propriedades de Capinópolis tiveram ataque

Invasão de javalis em fazendas preocupa produtores rurais

Produtores rurais de Ituiutaba, Canápolis e Capinópollis, no Triângulo Mineiro, estão preocupados com a invasão de javalis nas propriedades. Por onde passa os animais destroem plantações e tem causado danos ambientais.

Segundo o Sindicato Rural de Capinópolis, mais de 90% das propriedades rurais do município já foram invadidas pela espécie. “Esses animais são de uma espécie exótica, não nativa do nosso país e está causando grandes danos e prejuízos na nossa região”, afirmou o presidente do sindicato, Wesley Barbosa.

Na fazenda Lajeado, que fica a 20 quilômetros de Ituiutaba, o agricultor Carlos Domingues desistiu de plantar milho numa área que atualmente está ocupada por pastagem. Segundo o agricultor na última safra os javalis comeram praticamente toda a plantação. Para tentar evitar prejuízos ele instalou vários quilômetros de cerca elétrica, mas mesmo assim não espantou os bichos. “Eu desistir de plantar, porque vi que só tinha prejuízo e viver no prejuízo não tem condições”, contou.

Em Canapólis, outra propriedade teve estragos caudados pelos javalis. O agricultor Taílson Carvalho da Fonseca disse que os javalis apareceram na região há pelo menos quatro anos e sempre estão em grupos cada vez maiores de até 50 animais. “Vai chegar um ponto que não teremos como plantar”, disse.

O agricultor Eride Fonseca, proprietário da fazenda Paiol, localizada em Capinópolis, reclama que os javalis comeram 25% da plantação de milho, o que contabiliza cerca de 1.200 sacas. “Eu tenho vários pontos que eles atacam. Eles estragaram mais 120 hectares da minha lavoura”, contou.

Os javalis não causam apenas prejuízos financeiros, outros problemas como danos ambientas também são causados por eles. A veterinária e gestora ambiental, Neila Cristina, explica que a espécie nativa da África se espalhou por várias regiões do país, degrada áreas de preservação permanente e é uma depredadora de espécies da fauna nativa. Segundo ela, com os animais livres na natureza, eles se reproduzem em ninhadas de seis a dez filhotes.

A Polícia Militar de Meio Ambiente explica que quem deseja fazer a caça do javali deve ter um cadastro federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), na categoria manejo da fauna invasora, certificado de regularidade e carta do anuência do proprietário. Quem for flagrado caçando o javali sem autorização dos órgãos ambientais estará cometendo crime do artigo 29 da lei ambiental sujeito a prisão e penalidades cíveis e administrativas.