Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tonisity

Isotônico proteico Px reduz mortalidade em leitões de 13% para 7%

Série de testes científicos foram feitos pela irlandesa Tonisity

Isotônico proteico Px reduz mortalidade em leitões de 13% para 7%

Uma série de testes científicos feitos pela irlandesa Tonisity mostra que uma mudança nos hábitos alimentares dos leitões contribui muito para superar o maior desafio que os criadores enfrentam no período que vai até o desmame das crias – a elevada taxa de mortalidade. Os testes, aplicados na Irlanda do Norte, na Espanha e nos Estados Unidos, comprovam que o consumo do isotônico proteico Px nos primeiros dias de vida dos leitões reduz essa taxa de 13% para 7%. Outros benefícios pelo consumo do produto: diminuição do estresse e aumento do peso dos porquinhos.

A Tonisity está apresentando o produto simultaneamente no Brasil e nos maiores mercados produtores de suínos do mundo. No Brasil, o lançamento acontecerá durante a AveSui, principal feira de negócios dos setores avícola e suinícola da América Latina, em Florianópolis (SC), entre os dias 25 e 27 de abril, no estande B-8.

Agradável ao paladar dos leitões (youtube.com/watch?v=phUTmE6DzP8), o Px “oferece um excelente retorno sobre o investimento”, diz o empreendedor brasileiro Arie Halpern, diretor da Tonisity. Segundo ele, foram investidos mais de  US$ 8 milhões em pesquisas científicas para testar a eficácia do  produto, que rompe o paradigma de que leitões não gostam de beber água ou qualquer coisa que não seja o leite materno em seus primeiros dias de existência.

Em um dos testes, realizado em uma fazenda em Iowa, Estados Unidos, com 968 leitões, a partir do segundo dia de vida, observou-se que, no oitavo dia, o grupo de leitões que recebeu Px como suplemento alimentar pesava em média 1,55kg contra 1,25kg do grupo que não recebeu Px (grupo de controle). No 35º dia, os leitões do grupo Px pesavam 9,8 kg em média, em comparação com 8,78kg do grupo de controle. Ficou afastada, além disso, qualquer possibilidade de efeitos nocivos pelo consumo do Px.

Durante a feira, no dia 26 de abril, às 9hs, no salão de palestras da AveSui, a especialista em nutrição animal, Ava Firth, diretora da Tonisity, dará uma palestra sobre o a saúde intestinal dos suínos.

Ava Firth, diretora de pesquisa da TonisityAva Firth, diretora de pesquisa da Tonisity que está à frente do desenvolvimento da fórmula PX, recebeu seus diplomas de bacharel em ciência e doutora em medicina veterinária da Universidade Estadual de Ohio, seguido de um mestrado da Universidade de Murdoch, em 1992. Ela é credenciada na junta de Situação de Emergência e Terapia Intensiva. Com mais de 25 anos de experiência, Ava trabalhou em clínicas de emergência e lecionou nas Universidades de Melbourne, Minnesota e Glasgow. Desde 2004, faz parte do Vets Now, uma prestigiada rede de 53 clínicas do Reino Unido que oferece cuidado veterinário de emergência nos horários em que as outras clínicas cirúrgicas e de cuidado intensivo estão fechadas. No Vets Now, foi pioneira no programa de treinamento e desenvolvimento educacional. Ava agora ocupa o cargo de Mentora Sênior da Clínica, responsável pela orientação dos mais experientes médicos veterinários. Ainda toca o programa avançado de Desenvolvimento Profissional Contínuo de veterinários (CPD, na sigla em inglês) ‘Sharper Edge’.