Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

JBS divulga relatório de auditoria independente que comprova as boas práticas de sustentabilidade

Empresa alcançou 99,97% de conformidade socioambiental na compra de gado na região do Bioma Amazônia,cumprindo com os critérios do Compromisso Público da Pecuária, firmado com o Greenpeace

JBS divulga relatório de auditoria independente que comprova as boas práticas de sustentabilidade

A JBS publicou hoje (28) o seu relatório anual de auditoria independente que confirma o atendimento ao Compromisso Público da Pecuária por parte da Companhia. Os critérios definidos, em acordo com o Greenpeace, estabelecem a não aquisição de matéria-prima de fazendas em áreas de desmatamento ou com embargos ambientais, que utilizam mão de obra análoga à escrava, que estão localizadas em terras indígenas ou em áreas de conservação ambiental. Atualmente, a empresa monitora diariamente quase 40 mil fornecedores de gado localizados na região Amazônica, de um total de 70 mil fornecedores no país.

A auditoria verificou mais de 11 mil operações de compra de gado, realizadas pela JBS ao longo de 2015, de fazendas localizadas no Bioma Amazônia, e apontou um grau de eficiência de 99,97% no processo de monitoramento socioambiental de fornecedores da Companhia.

“A JBS acredita que é possível produzir carne de qualidade e de forma sustentável, desde a origem da matéria-prima, atuando em todos os elos de sua cadeia de valor”, afirma Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS. “Temos apresentado importantes avanços em nosso sistema de monitoramento socioambiental de fornecedores, que cobre hoje, por meio da análise de imagens de satélite das propriedades, cerca de 59 milhões de hectares na Amazônia, localizados em 437 municípios”, conclui.

Para garantir a origem responsável da matéria-prima, 100% dos fornecedores das JBS são selecionados com base em critérios socioambientais. A fim de verificar a condição de cada um deles, a empresa desenvolveu um sistema de monitoramento socioambiental da compra de gado que utiliza imagens de satélite, dados georreferenciados das fazendas e informações de órgãos públicos oficiais, como o IBAMA, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Ministério do Trabalho, para análise diária dos seus fornecedores no Brasil.

Com objetivo de melhorar a condição socioambiental de seus fornecedores a JBS criou o Programa “Fornecedor Legal” que, por meio de uma rede de consultorias ambientais especializadas, dá apoio aos pecuaristas na regularização ambiental de suas fazendas.