Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Japão

Líderes de Agricultura do Hemisfério Ocidental se comprometem em defender segurança alimentar global

Comunicado foi feito apos encontro que ocorreu em Niigata, no Japão, paralelamente à Reunião dos Ministros de Agricultura do G20.

Líderes de Agricultura do Hemisfério Ocidental se comprometem em defender segurança alimentar global

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina ,participou da Reunião de Líderes de Agricultura do Hemisfério Ocidental. O encontro ocorreu em Niigata, no Japão, paralelamente à Reunião dos Ministros de Agricultura do G20.

No encontro, o grupo firmou a intenção de trabalhar em conjunto “em defesa da segurança alimentar global e do comércio agrícola, com base em princípios científicos e de análises de risco”.

Além da ministra, representando o Brasil, estiveram na reunião de líderes o secretário de Agroindústria da Argentina, Luiz Miguel Etchevehere; a ministra da Agricultura e Alimento Agrícola do Canadá, Marie-Claude Bibeau;  o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Victor Villalobos, e o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue.

Confira o comunicado na íntegra:

Comunicado Conjunto dos Líderes de Agricultura do Hemisfério Ocidental, Niigata, Japão, 12 de maio de 2019

Juntos, comprometemo-nos a trabalhar em parceria e em conjunto com outros países para apoiar abordagens regulatórias baseadas em risco e ciência, previsíveis, consistentes e transparentes. Nossas cinco nações reconhecem que inovações no setor agrícola contribuem para melhorar a produtividade – inclusive de pequenos produtores, de jovens fazendeiros e de mulheres da área rural – de forma segura e sustentável e, também, para a capacidade de nossos países de atender à crescente demanda global por alimentos. Com a população mundial projetada para alcançar 9,8 bilhões em 2050, ciência e inovação terão papel chave para permitir que produtores agrícolas alimentem a todos de forma segura.

Como líderes agrícolas do Hemisfério Ocidental, nós afirmamos nossa intenção de trabalhar juntos em defesa do comércio agrícola global, baseado em princípios científicos e análises de risco. Também afirmamos nossa intenção de permitir aos produtores acesso às ferramentas necessárias para: aumentar a produtividade; reduzir perda e desperdícios de alimentos; proteger o solo, a água e a biodiversidade; e produzir alimentos seguros, nutritivos e acessíveis durante todo o ano para o benefício da população mundial.