Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Melhoria de carcaça - demanda do mercado internacional

Por Dr. Chunyan Zhang, PhD, Geneticista, Genesus Inc.

Melhoria de carcaça - demanda do mercado internacional

O Canadá é um grande exportador de produtos suínos, com cerca de 70% de carne suína sendo exportada para os EUA, China, Japão, México e outros países todos os anos.

A carne suína é exportada como cortes / produtos específicos ou como primários de carcaça. As quatro principais carcaças primárias são o ombro (por vezes referido como bumbum e piquenique como dois sub-primais principais), lombo inteiro, barriga e fiambre (Fig. 1).

Os países têm diferentes preferências de produtos primais, assim, diferentes cortes primários e a qualidade da carne de porco têm valores diferentes. Por exemplo, o bacon é um produto com forte demanda no Canadá e nos EUA, enquanto o México, a Espanha, a Rússia e a América do Sul preferem o presunto e o ombro. Os consumidores japoneses preferem tanto o lombo como o Butt, que é um produto sub-primal do ombro (Oh SH e See MT. J. Anim. Sci. 2012, 1: 143-15). Os consumidores sul-coreanos mostram preferências muito fortes à carne suína, que é mais gordurosa, por isso têm uma demanda maior por cortes de barriga de porco e de ombro.

Tecnologia

Há uma diferença na composição e qualidade da carne suína entre as primais. No entanto, a avaliação objetiva de rotina da composição e da qualidade da carne suína geralmente se baseia em uma única avaliação de ponto no lombo, que pode não estar altamente associada à produtividade e à qualidade em outros primários. A Genesus, como uma empresa global de genética de suínos, tem enfatizado a melhoria da qualidade da carne suína desde 1998. Em 2010, a Genesus iniciou um projeto para investigar opções para usar a genômica para melhorar a produção e a qualidade em diferentes primários.

Nossos resultados mostraram que os pesos dos quatro primeiros tiveram herdabilidade média a alta (0,29 – 0,63) indicando controle genético razoável dos pesos primários. O peso da carcaça quente e o GMD durante o período de crescimento e terminação são duas características importantes nos programas de seleção. Todos os pesos primários, com exceção do ventre, apresentaram alta correlação genética com o peso da carcaça quente. Os pesos do ventre, piquenique e bunda tiveram correlações genéticas elevadas com o ADG (Tabela 1) (Miar et al. J. Anim. Sci. 2014, 92: 2869-2884; Miar et al. PLoS. 2014, 9 (10): e110105).

Essas correlações indicam que nosso programa de seleção atual, incluindo peso de carcaça quente e ADG, também melhorará os pesos primários. No entanto, parece haver mais oportunidades para melhorar alguns pesos primários específicos, como a barriga primal.

tab1

Medidas de cores Minolta, L * (luminosidade) e a * (vermelhidão) são duas medidas objetivas comuns usadas para avaliar a cor da carne de porco. Um L * mais baixo significa carne de porco mais escura e a * maior significa carne de porco de cor mais vermelha. As cores dos presuntos foram medidas nos três músculos diferentes na face primária do presunto, e o valor médio é relatado aqui. Herdabilidade média (0,22 – 0,38) foi relatada para L * e a * medidos em lombo e primal de fiambre. As correlações genéticas das cores medidas no lombo e medidas no presunto foram de 0,50 para L * e 0,51 para a * (Miar et al., J. Anim. Sei. 2014, 92: 2869 – 2884).

Esses achados sugerem que a avaliação usual da cor da carne de porco usando as medidas do lombo está positivamente correlacionada com as cores do fiambre, porém a melhora da cor do fiapo será apenas moderadamente bem-sucedida selecionando-se a cor do lombo.

Para continuar a melhorar o rendimento ea qualidade de cortes importantes e importantes da carcaça, a Genesus está desenvolvendo um novo projeto com foco em tecnologia de medição mais precisa e opções de melhoramento genético usando ferramentas genômicas em suínos comerciais e puros. Juntamente com o aumento do nosso banco de dados genômico, pretendemos resolver uma estratégia genômica mais eficiente para melhorar a composição e a qualidade primal específicas.

Como uma empresa global de genética de suínos, acreditamos que esse esforço contribuirá para atender à variedade de demandas de clientes por carne suína em todo o mundo.