Fonte CEPEA

Mercado suinícola permanece paralisado

Bolsas de suínos do Paraná e de Santa Catarina não apresentam reações

Mercado suinícola permanece paralisado

“O mercado de suínos para a semana continua nesta estabilidade negativa”, afirma o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, ao falar do valor de referência da bolsa de suínos, que se mantém a R$ 3,90. Conforme o presidente, não houve melhora no volume de comercialização da carne, os preços não cobrem o custo de produção, fatores que causam desestabilidade na atividade.

As projeções para o setor suinícola não são animadoras, já que o mercado interno está retraído, fruto da desestabilidade econômica e política dos últimos meses, que contabiliza mais de 12 milhões de desempregados. Conforme Losivanio, a economia nacional está estagnada e ainda com tendência de queda. “Os produtores estão bem desanimados com a situação da suinocultura. Há a possibilidade de uma saída em massa da atividade porque não conseguimos ter margem de lucro para cobrir os custos. Santa Catarina corre o risco de perder suinocultores que produzem carne suína de excelência”.

Cenário no Paraná

A estabilidade também é a tônica no Paraná, sendo que a bolsa de suínos para a semana projeta negócios a R$ 3,80 pelo quilo do suíno. Conforme o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Jacir Dariva, existe a procura por animais, mas a remuneração está baixa. “É um mercado firma na retirada de animais das granjas, mas os preços não correspondem”. Dariva ainda avalia que há perspectivas de melhoras para as próximas semanas porque a oferta de suínos está enxuta no Paraná.