Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio

México poderá importar cortes termoprocessados do Brasil

Interessados na carne brasileira, mexicanos visitam 11 frigoríficos em quatro estados

México poderá importar cortes termoprocessados do Brasil

Uma missão veterinária do México está no Brasil para inspecionar plantas frigoríficas de bovinos, aves e suínos. O grupo permanecerá no país até o dia 8 de fevereiro. As visitas visam à habilitação de estabelecimentos que fornecem carnes termoprocessadas, a fim de que possam exportar para aquele mercado, segundo a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Na viagem, os mexicanos vão visitar, ao todo, 11 frigoríficos nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

“Vamos renegociar relação com México”, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, mantiveram uma conversa telefônica de uma hora nesta sexta-feira (27).

A conversa ocorreu em meio a uma crescente crise de segurança e comércio, depois que Peña Nieto cancelou uma viagem planejada a Washington para uma reunião com Trump, que tem exigido repetidamente que o México pague por um muro na fronteira dos EUA para deter a imigração ilegal.

“Tivemos uma ótima conversa”, afirmou Trump, ao ser questionado sobre a conversa durante coletiva ao lado da premiê britânica, Theresa May, na Casa Branca. “Fui muito duro com o México. Eu amo o povo mexicano. Trabalho com mexicanos o tempo todo.”

“Vamos ter um novo relacionamento. Não vamos mais ser o país que não sabe o que está acontecendo. Vamos renegociar os acordos comerciais, vários acordos. Vamos ver o que acontece”, acrescentou.

Em nota, o governo mexicano afirmou que os dois líderes haviam concordado em não abordar publicamente a “controversa” questão do muro na fronteira.

“Concordaram em resolver essas diferenças como parte de uma discussão integral de todos os aspectos da relação bilateral. Os presidentes também concordaram, por enquanto, de não falar mais publicamente sobre esse polêmico tema”, acrescentou a Presidência mexicana. (Com agências internacionais)