AveSui 2017
20-Mar-2017 13:22 - Atualizado em 20/03/2017 14:48
Editorial Avicultura e Suinocultura Ind.

Mídia especializada oferece informação com credibilidade e propicia um debate responsável à sociedade

revistas, fotos atualizadas ,
Revistas
O setor produtivo de proteína animal não está isento de problemas e/ou situações como a vivida pela operação Carne Fraca da Polícia Federal. A questão é que um dos setores mais importantes da economia brasileira foi colocado todo ele sob “suspeita”.

Toda e qualquer indústria que haja a margem da lei, gerando perdas para o consumidor, seja ele interno ou externo, assim como para a segurança alimentar, deve ser investigada e punida dentro dos critérios estabelecidos pela legislação brasileira. Da mesma forma, como nesse caso, os fiscais agropecuários federais investigados por corrupção, se comprovada, que sofram as devidas sanções.

No entanto, o que se tem visto por parte da grande mídia é a divulgação aleatória de informações sem o rigor técnico exigido. Como exemplo, tratar o ácido ascórbico (vitamina C) como um agente cancerígeno. Especialistas têm tentado alertar, dentro do possível, que ingredientes como esse são utilizados principalmente em produtos embutidos e processados como aditivo conservante. E que não oferecem riscos à saúde, desde que dentro dos limites estabelecidos pela legislação. O grande risco em toda essa desinformação está em demonizar alguns ingredientes como esse, que são soluções importantes para a conservação de produtos.

Nesse ponto é importante ressaltar o papel desempenhado pelas mídias especializadas, como as da Gessulli Agribusiness, que conhecem diretamente o setor e suas particularidades, primando pela divulgação de informações balizadas por técnicos e especialistas. Sem o devido critério técnico, a notícia só leva pânico à população, colocando todos os profissionais que nele trabalham dentro de um mesmo “saco”.

Vale ressaltar não apenas o papel da mídia especializada em levar informação com respeito, cautela e responsabilidade sobre os aspectos da cadeia produtiva, mas também os critérios falhos adotados pelas próprias agroindústrias ao se comunicar diretamente com o consumidor final. Evidenciado, neste caso mais uma vez, pela falta de conhecimento que grande parte da população tem do setor produtivo, o que pode ser, também, atribuído, a dificuldade das comunicações corporativas em conversar com o público de maneira concisa, clara e transparente.

Entender a mídia especializada como fonte de informação, fonte segura de pesquisa, com posicionamento de especialista de reconhecimento nacional e internacional, é não apenas valorizar o trabalho sério e com conhecimento feito por esses veículos, mas principalmente, dar voz ao setor de forma que possa contribuir nas discussões acerca da agroindústria.

A Gessulli Agribusiness acredita que medidas rigorosas devam ser adotadas nesse caso, com a plena punição a todos os envolvidos, inclusive com fechamento de fábricas, se for esse o caso. No entanto, sempre vai primor pelo rigor das informações que divulgas, sabendo que o setor produtivo de proteína animal é formado por empresas que buscam dentro da idoneidade oferecer um alimento saudável e de qualidade a toda a população brasileira e mundial.

O setor agropecuário representa 48% das exportações totais do País, segundo a CNA. Em 2016, os produtos do agronegócio deverão garantir saldo comercial significativo ao País: US$ 72,5 bilhões.

Avicultura e Suinocultura
Deixe seu Recado