Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

CNA

Para Confederação, Plano Agro + deve diversificar as exportações do setor

Confederação espera maior rapidez na liberação dos registros dos produtos agropecuários, evitando duplicidade de ações e prejuízos ao produtor

Para Confederação, Plano Agro + deve diversificar as exportações do setor

Idealizado para desburocratizar procedimentos e normas do setor agropecuário, o programa Agro Mais será importante para “melhorar e ampliar a participação do agronegócio brasileiro nas exportações, incluindo outros segmentos não tão tradicionais nas vendas externas como, por exemplo, o de frutas, ovos e camarões”, afirmou o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner.

Schreiner destacou a importância das medidas que podem servir de apoio na diversificação das vendas externas do agronegócio, tradicionalmente concentradas nas exportações de grãos e carnes. Com as mudanças anunciadas pelo Governo, explica o vice-presidente da CNA, as consequências positivas “serão imediatas nos elos das cadeias produtivas”. Ele entende que as normas em vigor transformaram “o ato de registrar um determinado produto em uma verdadeira corrida de obstáculos”, prejudicando o produtor e elevando os custos.  A partir do pleno funcionamento do Agro Mais, a CNA espera maior rapidez na liberação dos registros dos produtos agropecuários, evitando duplicidade de ações e prejuízos ao produtor.

O programa Agro Mais tem objetivos de curto, médio e longo prazo. E, segundo explicou Schreiner, contou com a participação da CNA em sua elaboração, em estratégia de atuação conjunta com o poder público. “O Estado e iniciativa privada não podem ser dois inimigos, a sociedade precisa da interação dos dois protagonistas”, afirmou. O desafio, segundo ele, “é construir, dentro da lei, uma cooperação baseada em questões práticas e não em preconceitos ideológicos”.