Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

PIB do agronegócio do Brasil avança 2,45% no 1º semestre

O crescimento semestral se deve principalmente à alta na cadeia produtiva da agricultura, que registrou avanço de 3,64%

O Produto Interno Bruto do agronegócio brasileiro cresceu 0,62% em junho e registrou alta de 2,45% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o igual período de 2015, segundo dados da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O crescimento semestral se deve principalmente à alta na cadeia produtiva da agricultura, que registrou avanço de 3,64%.

Todos os setores do agronegócio tiveram avanços no primeiro semestre, mas o setor primário se destacou com expansão de 3,05% atribuída à alta dos preços agrícolas, o que compensou a queda na produção, especialmente de soja e milho, afetada pela seca.

Já o PIB da Agroindústria registrou alta de 2,28% no primeiro semestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015, principalmente devido à indústria de processamento vegetal, que teve aumento de preços no semestre.

Os serviços, que incluem a comercialização e distribuição de produtos primários e agroindustriais, também tiveram alta de 2,27%. O setor de insumos também cresceu 1,84%, impulsionado pela indústria de rações, segundo o CNA e Cepea.

A cadeia produtiva de pecuária registrou um recuo de 0,14% no PIB, puxada pela retração nos setores primário, industrial e de serviços.