Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Oportunidade

Programa capacita mais de 2.300 agricultores familiares sobre sanidade

O principal objetivo é transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental

O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, já capacitou 1.400 agricultores familiares desde 2015. Neste período, sete cidades receberam a iniciativa – que formata sua programação de acordo com as demandas mais urgentes definidas pelos próprios produtores. Desde sua criação, em 2009, mais de 2.300 pessoas foram treinadas.

O Programa é executado pelo Instituto Biológico, em parceria com a Apta Regional, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), cooperativas e associações de produtores, desenvolvendo ações em curto, médio e longo prazo. O principal objetivo é transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental.   

“O Prosaf nos enche de orgulho porque auxilia quem mais precisa sobre uma questão essencial. Apoiar o agricultor familiar e garantir a saudabilidade dos alimentos produzidos em nosso Estado são duas das principais diretrizes do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria de Agricultura”, explicou o secretário Arnaldo Jardim.

O Programa leva aos produtores palestras, dias de campo e materiais (veja abaixo) que objetivam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e dos alimentos produzidos nos diversos municípios estaduais. Entre 2015 e 2017, orientou a sanidade da produção agrícola em diversas regiões paulistas: Arujá, Mogi das Cruzes, Dracena, Votuporanga, Nova Granada, Fernandópolis e Vale do Ribeira.

As apostilas do Prosaf são gratuitas e podem ser obtidas clicando abaixo. Mais informações pelo e-mail: [email protected], pelo telefone (11) 5087-1704 ou no site do IB www.biologico.agricultura.sp.gov.br.