Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Programa Suíno Ideal oferece oportunidade para agregar valor a cadeia produtiva

Aurora atualiza exigências de qualidade do mercado internacional de suínos

Programa Suíno Ideal oferece oportunidade para agregar valor a cadeia produtiva

Os técnicos serão os responsáveis por levar as informações aos produtores ruraisCom o objetivo de melhorar a eficiência da cadeia produtiva de suínos, por meio do programa Suíno Ideal, a Cooperativa Central Aurora Alimentos promoveu nesta semana o Seminário de Suinocultura. O Suíno Ideal é um processo de melhoria contínua voltado para as demandas do mercado, buscando inovações tecnológicas que agreguem valor a cadeia produtiva. Isso é possível através da implantação de padrões de manejo e assistência técnica.

O presidente da Aurora Alimentos Mário Lanznaster destacou que os consumidores são os que ditam as regras de mercado, estabelecem as exigências e padrões desejados. “Para garantir a sobrevivência no competitivo mercado internacional temos que atender os quesitos de qualidade estabelecidos atingindo bons desempenhos zootécnicos com baixos custos de produção”.

 “A aplicação destes procedimentos nas rotinas dos técnicos garante as melhorias que o mercado exige. Constantemente investimos em atualizações para aumentar o índice de qualidade”, explicou o assessor de suinocultura da Aurora Alimentos, Sandro Treméa.

Entre os potenciais de ganho que o programa Suíno Ideal proporciona para os produtores rurais estão a queda na mortalidade no campo e no transporte, uniformização das carcaças, redução de doenças e a conversão alimentar. “Os técnicos são os responsáveis por levar todas as exigências e atualizações tecnológicas para que os produtores rurais se enquadrem dentro dos padrões internacionais. Temos que ter eficiência no campo para que a qualidade do produto final seja cada vez melhor”, complementou o gerente de suínos da Aurora Alimentos, Valdir Schumacher.

Os principais produtos de suínos exportados são pernil, paleta, lombo, carré, barriga, cartilagem e costela, tendo como principais Hong Kong, Rússia, Angola, Américas, Cingapura, Eusária, China e Estados Unidos.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos exportou em 2016 o equivalente a R$ 763 milhões em suínos, 37% do faturamento líquido de R$ 2,02 bilhões de reais. O abate de suas sete plantas industriais atingiu 4 milhões 546 mil cabeças de suínos, um incremento de 1,6% sobre o ano anterior.