Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agricultura

Reino Unido fora da UE derruba cotações das commodities

Os contratos acompanharam a queda generalizada nas bolsas de valores, enquanto o dólar se fortaleceu ante outras moedas

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE), aprovada em um referendo, na quinta-feira (23/06), atingiu o mercado internacional de commodities agrícolas. Os contratos acompanharam a queda generalizada nas bolsas, enquanto o dólar teve elevação ao longo do dia.

A decisão dos britânicos levou o primeiro-ministro David Cameron a anunciar sua renúncia e a um intenso debate sobre o futuro do bloco europeu. Confirmada a opção pela saída da UE, a reação dos investidores e operadores do mercado foi em direção a ativos considerados mais seguros.

As bolsas na Europa e nos Estados Unidos fecharam em queda. No Brasil, o Índice Bovespa caiu 2,82% (50.105 pontos). No mercado cambial, enquanto o euro e, principalmente, a libra esterlina perderam força, o dólar subiu em relação à maior parte das divisas, incluindo o real. A cotação no Brasil aumentou 0,97% e fechou a R$ 3,37 no câmbio comercial.

“O resultado foi uma surpresa. Até o fechamento de ontem, as apostas ainda eram na permanência do Reino Unido na UE”, diz o economista Roberto Troster. “O mercado comprou boato e vendeu fato e no momento de incerteza, o investidor foge do risco. Depois se acomoda e volta a ficar perto dos níveis de antes”, acrescenta.

A aversão ao risco que levou o dólar à valorização pesou também sobre as principais commodities agrícolas nas bolsas de Chicago e Nova York. A intensa movimentação de capital para ativos considerados seguros para os investidores refletiu nas referências globais de preços.