Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Relatório do FDA mostra redução nas vendas de antimicrobianos para alimentação animal

Embora as vendas globais de antibióticos tenham diminuído, as vendas de antibióticos injetáveis, orais e tópicos aumentaram em 2017

Relatório do FDA mostra redução nas vendas de antimicrobianos para alimentação animal

De acordo com o relatório divulgado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) em dezembro, as vendas de antibióticos aprovados para uso na produção animal caíram 33% entre 2016 e 2017 – o primeiro ano completo desde que a agência norte-americana começou a exigir receita médica, ou Diretiva de Alimentos Veterinários  para todos os antibióticos considerados essenciais para a saúde humana.

Porém o relatório mostra que mesmo que as vendas globais de antibióticos tenham diminuído, as vendas de antibióticos injetáveis, orais e tópicos aumentaram em 2017.  As vendas de antibióticos injetáveis ??aumentaram 3%, enquanto as vendas de medicamentos orais e tópicos aumentaram 5%. Mas o aumento foi compensado por declínios acentuados nas vendas de antibióticos destinados a uso em aplicações de água, que diminuíram 14%, e particularmente pela diminuição da venda de antibióticos para ração animal, que caiu 43% em um único ano.

No fim de 2013, a agência começou a pressionar a indústria de carnes do país a reduzir o uso de antibióticos, para evitar o desenvolvimento de bactérias resistentes a esses medicamentos. Redes de fast food como McDonald’s e Wendy’s também começaram a incentivar companhias de carne a reduzir o uso de antibióticos.

A FDA estima que pelo menos 2 milhões de pessoas nos EUA fiquem doentes todos os anos por causa de bactérias resistentes, e que 23 mil morram em decorrência dessas doenças.