Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne suína

Revista enaltece qualidades da carne suína

VIP aponta a proteína como opção para uma refeição saborosa e saudável e mostra a versatilidade da cozinha do chef Jefferson Rueda.

Revista enaltece qualidades da carne suína

Não há o que questionar: a carne suína conquistou seu espaço no mercado de alimentos que aliam qualidade e sabor. Desta vez, a proteína foi o tema da editoria de Gastronomia da Revista Vip – publicação referência em apontar tendências no país – que apresentou a carne como opção saudável para a composição de refeições saborosas e surpreendentes. Sua variedade de cortes e versatilidade, foram apresentadas pela revista por meio de quatro receitas do chef Jefferson Rueda, mestre na arte da boa cozinha e fundador da Casa do Porco Bar.
           
De cara, o texto destaca que a carne suína ganhou o status de corte nobre e que, na gastronomia contemporânea, vai muito além dos tradicionais pratos feitos à base de lombo e costelinha suína. A saudabilidade da proteína é outro ponto esclarecido pela revista, que cita um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em que 15 partes do suíno foram classificadas como magras. Lombo, bisteca, filé mignon e até o pernil estão entres esses cortes. “Muita gente ainda imaginava que os porcos são criados como antigamente, comendo lixo ou lavagem. Hoje a criação tem uma alimentação balanceada e inspeção rigorosa”, esclareceu Jefferson Rueda.
           
Quanto ao sabor, o chef compartilhou quatro de suas criações, que são sucesso na Casa do Porco Bar: Lámen Pork, receita feita a partir da barriga do suíno; sushi de papada; pancetta com goiaba; e tartar de porco. Inaugurado há pouco menos de um ano, em São Paulo, o empreendimento é o primeiro bar-restaurante brasileiro com o cardápio dedicado a carne suína. A ideia de lançar um novo olhar sobre a carne suína tem agradado os consumidores e contribuído para a desmitificação e enaltecimento dos benefícios e sabor da proteína.

Aula show com Jefferson Rueda

O chef, que hoje é referência no preparo de carne suína no Brasil, participa de uma aula show que será promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), durante a Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos 2016 (AveSui).
           
No dia 04 de maio, Rueda tem um encontro marcado com estudantes de gastronomia e visitantes da Feira, onde ele vai falar sobre a qualidade do produto e de como o suíno se tornou inspiração para a criação de um cardápio criativo e surpreendente. “Quero apresentar o novo olhar para a carne de porco, desmitificar seu consumo e mitos antigos sobre a criação dos suínos”, afirma Jefferson Rueda.
           
A aula acontece nos auditórios Jurerê e Joaquina do Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis-SC, a partir da 18h. A ação é mais uma realização da ABCS, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).