Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Safra 2017/2018 deve registrar mais soja e menos milho

A safra de soja brasileira totalizou 117 milhões de toneladas

Safra 2017/2018 deve registrar mais soja e menos milho

Uma estimativa da Inteligência de Mercado da consultoria INTL FCStone apontou um aumento de 2,5% na safra de soja e uma diminuição significativa no volume de milho colhido. Os dados têm como base a revisão do mês de maio e fazem referência à safra 2017/2018 da oleaginosa e a safrinha do cereal.

O término da colheita de soja resultou em um rendimento total de 117 milhões de toneladas do grão no País. De acordo com a INTL FCStone, esse número significa um ganho de 1 milhão de toneladas em relação ao mês de abril, consolidando uma média de 3,34 toneladas por hectare e elevando as exportações, que devem chegar a 70 milhões de toneladas. Ana Luiza Lodi, analista de mercado do grupo, afirma que o rendimento poderia ter sido maior. “Alguns problemas pontuais, principalmente no Sul do país, com destaque para a falta de chuvas em áreas do Rio Grande do Sul, acabaram limitando um aumento ainda maior da produtividade média nacional”, comenta.

Já a falta de chuva em determinadas épocas do ano fez a produtividade do milho ter queda na safrinha, tendo um corte de 2,57 milhões de toneladas em relação ao mês anterior, contabilizando um total de 60,5 milhões de toneladas, 20% a menos se comparado ao último verão. “Houve diminuição do potencial de produtividade em grandes estados produtores, como Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Como ocorreram atrasos no plantio, uma parte importante das lavouras passou por fases importantes de desenvolvimento, em que bons volumes de água são necessários, na segunda quinzena de abril, em meio a níveis de precipitação consideravelmente abaixo do normal para o período”, afirma a INTS FCStone.

Mesmo com produção de milho menor que no ano passado, as exportações não devem ser afetadas devido à quebra da safra argentina. A estimativa é de que o montante final chegue a 11,8 milhões de toneladas, número considerado dentro da estimativa para a época.