Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações

SC leva vantagem em negociação com México para exportação de carne suína

O México importa cerca de 1 milhão e 250 mil toneladas de suínos por ano

SC leva vantagem em negociação com México para exportação de carne suína

Um reflexo positivo das sandices do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na política externa: o México está mais favorável a abrir o mercado para importação de carne brasileira. Em março, uma comitiva do governo federal terá reunião para negociar a questão.

Santa Catarina, mais uma vez, leva vantagem sobre outros estados em função de ser livre de febre aftosa sem vacinação. Essa condição já permitiu a entrada da carne suína catarinense em outros exigentes mercados, como o da Coreia do Sul.

Segundo Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), as negociações com o México já duram dois anos. O Brasil conseguiu entrar com a venda de aves no país por conta da gripe aviária nos Estados Unidos. Agora, pelo novo contexto político, os mexicanos estão mais favoráveis a comprar carne bovina e suína:

“Eles ainda vêm com certa ressalva a carne brasileira porque muitos Estados ainda vacinam contra a aftosa, apesar de não termos o vírus há algum tempo. Santa Catarina leva vantagem por ter erradicado a doença. Entrei em contato com a embaixada no México e há um clima propício, já que o México quer diminuir a dependência do mercado norte-americano por conta das apolíticas do Trump e do anúncio do muro”.

O México importa cerca de 1 milhão e 250 mil toneladas de suínos por ano. Os Estados Unidos são hoje os principais fornecedores do produto.