Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Startups catarinenses investem em soluções para agricultura familiar

O Banco Mundial é o grande apoiador desse projeto e Santa Catarina representa a América Latina numa lista de nove iniciativas como essa ao redor do mundo

Startups catarinenses investem em soluções para agricultura familiar

divulgaçãoAgricultura familiar está no radar das startups catarinenses. As empresas voltam os olhos para as oportunidades que podem surgir do meio rural e levar inovação para os agricultores é o novo desafio das empresas de tecnologia. Aproximar esses dois setores se tornou a missão do Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA), que será lançado nesta terça-feira (22/08), às 9h, no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis.

 O Banco Mundial é o grande apoiador desse projeto e Santa Catarina representa a América Latina numa lista de nove iniciativas como essa ao redor do mundo.  A escolha de Santa Catarina não foi por acaso, o Banco quer repetir o sucesso alcançado com o Programa SC Rural, focado no aumento de competitividade no meio rural.

 O NITA funcionará como um elo entre as startups e as pequenas e médias empresas desenvolvedoras de inovações com as cadeias produtivas organizadas dos agricultores. A intenção é identificar quais são as demandas, onde estão os gargalos tecnológicos e se já existe uma tecnologia para atender e resolver esse aspecto. O grande desafio será levar essas tecnologias de ponta a um baixo custo para os agricultores catarinenses.

 Para que tudo isso funcione, diversas entidades se reuniram em torno do NITA e seu conselho gestor é constituído por dirigentes das seguintes instituições: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Associação Catarinense de Fundações Educacionais(Acafe), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e Universidade Católica de Santa Catarina.

 O lançamento do Núcleo de Inovação acontecerá no Parque Tecnológico Alfa, na sede do SEBRAE/SC, em Florianópolis. E contará com a presença do governador Raimundo Colombo e do Coordenador Setorial para Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Paul Procee.

 Para participar basta entrar enviar um email para: [email protected] ou [email protected]

 Programação

8h30 – Recepção

9h – Abertura

9h10 – Contextualização sobre a parceria Governo e Banco Mundial

9h30 – Apresentação do NITA

10h10 – Pronunciamentos

11h00 – NITA: Plano de negócio

11h35 – Debate: Inovação e Agricultura Familiar

12h45 – Encerramento