19/12/2008 15:53 - Atualizado em 20/04/2016 14:38

Substituição de matéria-prima pode gerar economia de cerca de R$ 1,5 milhões

Redação (19/12/2008)- A redução de custo diante da crise internacional passou a ser uma necessidade emergencial de todas as agroindústrias brasileiras. Um estudo realizado pela Meats From, empresa voltada a importação de matérias-primas alimentícias, em parceria com uma grande agroindústria nacional frigorífica, resultou na economia anual de R$ 1,521 milhões anuais.

O estudo foi realizado utilizando-se a substituição de apenas oito produtos, cinco aditivos e três derivados de soja, passando do fornecimento nacional para a importação. “Insumos como o Eritorbato de Sódio ou Glutamato Monossódico são praticamente commodities no mercado internacional em termos de qualidade”, afirmou Gustavo Barella, gerente comercial da empresa.

A redução de custo foi verificada através do comparativo dos preços de aquisição dos produtos, das taxas de juros internacionais e de hedge natural para cobrir as exportações da agroindústria. Caso fosse utilizado o mecanismo de Drawback, ainda em estudo, a diminuição de valores seria ainda maior, acrescida em cerca de R$ 1 milhão, o que geraria uma economia de mais de R$ 2,5 milhões..

Ao se comprar insumos de fora, o importador pode utilizar financiamentos de até 360 dias, com taxas de juros simples, não compostas, que são normalmente menos da metade da captada no mercado interno, colocou Barella, citando ainda que o valor final corresponderia a mais de 3% do lucro da empresa do ano passado.

Assessoria de Imprensa Meats From Ltda.
Deixe seu Recado
Cadastre-se e receba em seu e-mail as últimas notícias do setor gratuitamente.
Existem campos que requerem sua atenção!
Enviando...
E-mail cadastrado com sucesso!!! Você receberá nossos próximos boletins diários.
Acesse www.suinoculturaindustrial.com.br/assine e faça a assinatura da revista impressa Suinocultura Industrial