Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Uso de soro de leite na alimentação de suínos

O soro de leite integral, resultante da fabricação do queijo, é um produto com alto valor nutritivo. Ele tem ótima palatabilidade, sendo consumido voluntariamente em grandes quantidades.

Alguns suinocultores questionam a eficácia do uso do soro de leite integral na alimentação de suínos. Em pesquisa realizada pela Embrapa Suínos e Aves, o uso do soro, resultante da fabricação do queijo, é totalmente recomendado, uma vez que apresenta grande potencial. “Com alto valor nutritivo, ele tem ótima palatabilidade, sendo consumido voluntariamente em grandes quantidades”, diz o estudo da Embrapa.

Segundo a entidade, o soro de leite para alimentação dos suínos pode ser utilizado na forma integral, desidratado (resultando no soro de leite em pó), parcialmente desidratado (soro de leite condensado), ou ainda sofrer a extração da lactose, destinada principalmente ao consumo humano. “O soro pode ser fornecido principalmente a suínos em crescimento-terminação e a porcas em gestação”, afirma o estudo.

Custo- De acordo com a Embrapa Suínos e Aves, o uso do soro de leite pode ajudar na redução do custo na ração suinícola. Além disso, seu consumo evita também problemas de poluição ambiental, que ocorrem quando o soro não é utilizado. “Há, porém, um aumento no volume dos dejetos produzidos”, afirma o estudo.

Veja abaixo as vantagens e desvantagens da utilização deste produto:

Vantagens:
_ É um alimento altamente nutritivo, com digestibilidade da proteína superior à do milho e à do farelo de soja
_ Apresenta alta palatabilidade, sendo consumido voluntariamente em grandes quantidades
_ Poderá ocorrer melhora na qualidade da carcaça com a utilização do soro, desde que seja fornecido juntamente com dietas adequadamente balanceadas
_ Poderá ocorrer redução substancial no custo da alimentação com a utilização do soro, dependendo do meio de transporte utilizado, da distância entre a granja e o laticínio, e da quantidade de soro transportada.

Desvantagens:
_ Caso as instalações não permitam o fornecimento automático do soro, há aumento da mão-de-obra.
_ Maior depreciação das instalações, pois o soro dissolve o concreto e corrói o metal. A corrosão é tanto maior quanto mais ácido for o soro.
_ Maior umidade no ambiente: com isso, aumenta o desconforto dos animais na época fria.
_ Pode aumentar a ocorrência de mortes de animais próximo à idade de abate, por torção do mesentério (em função da alta produção de gases no intestino) e pela síndrorme das vísceras hemorrágicas.

Para saber, com detalhes, como funciona o uso do soro de leite integral nas diferentes fases de vida dos suínos, clique aqui.