Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Vaccinar lança programa nutricional Accelera para potencializa resultados na suinocultura

Amparado nos pilares conveniência, maturação, desempenho e rentabilidade, o programa Accelera a transição de dietas complexas para dietas simples, do desmame à descreche

Vaccinar lança programa nutricional Accelera para potencializa resultados na suinocultura

2017O Accelera, programa nutricional desenvolvido pela equipe técnica Vaccinar, teve seu lançamento público no dia 3 de abril, no Encontro do Suinocultor, realizado pela ASEMG (Associação dos Suinocultores de Minas Gerais), em comemoração aos 45 anos da instituição. Compareceram ao evento 180 pessoas, das quais 52 são suinocultores. Na oportunidade, o Gerente Comercial Suínos Vaccinar, Márcio Cota, apresentou o programa, suas vantagens e aplicações e Osler Desouzart, bacharel em direito, consultor e especialista em marketing, com experiência no comércio internacional de carne, ministrou a palestra Cenários para o Mercado Mundial de Carne.

O próximo passo é o lançamento do produto no Paraguai, mercado no qual a Vaccinar é líder. A ideia é introduzi-lo no mercado interno e externo, avançando gradativamente e consolidando a conquista dos mercados brasileiro e latino pela Companhia.  Ao mesmo tempo em que aposta no aumento das vendas, a empresa visa proporcionar aos produtores a oportunidade de obter melhores resultados a partir do uso do Programa Accelera de arraçoamento, maximizando o resultado dos produtos da empresa.

O Accelera, cujo nome reflete a rapidez, premissa básica da inovação, está amparado em quatro pilares: conveniência, maturação, desempenho e rentabilidade, o programa possibilita a rápida transição de dietas complexas para dietas simples, do desmame à descreche, como forma de assegurar o ótimo desempenho e reduzir o custo com as dietas pré-iniciais.

Com o lançamento, o suinocultor conquista não só mais autonomia e produtividade, mas a possibilidade real de aumentar a qualidade dos leitões. Isso acontece, pois, o conceito implementado possibilita a oferta de nutrientes específicos para cada fase de crescimento dos animais, proporcionando condições para que o suíno saia da creche com o nível de desempenho elevado, status sanitário adequado, trato gastrointestinal maduro e sistema imunológico preparado para responder bem aos desafios inerentes à criação.  

Do período de creche em diante, o que se observa claramente é que os suínos melhoram, progressivamente, a capacidade de digestão de amido, proteínas e gorduras, em detrimento da digestão de lactose. O grande desafio das semanas ao redor do desmame é nutrir bem e adequadamente os leitões, respeitando sua capacidade absortiva em cada momento, para alcançar o melhor desempenho. Desse modo, a Vaccinar oferece ao mercado inovação no uso dos produtos Qualifeed ou Qualistart/Qualistart HD + Qualibios HD + Quali-Leite, pois esses produtos contêm componentes nutricionais cujo propósito é a melhoria dos principais parâmetros de produção do suíno desmamado. A atuação desses diferentes componentes possibilita o sucesso da nutrição dos leitões.

É preciso dizer que o conceito Accelera está ajustado para atender a realidades distintas, desde os sistemas que descrecham os animais aos 56 dias até aqueles que optam por transferi-los à terminação aos 70 dias. Observa-se uma interdependência entre as dietas do programa, pois cada uma está nutricionalmente ajustada para atender a cada fase e assim repercutem em um melhor preparo dos animais, aumentando o ganho de peso, reduzindo o investimento com a alimentação e proporcionando maior rentabilidade ao produtor.

Segundo Cota, a perspectiva é alavancar vendas, a partir da geração de melhores resultados técnico-econômicos dos clientes. Sublinha-se que a avaliação econômica referente à utilização do conceito deve considerar as diferentes realidades, pois os preços das matérias-primas, produtos e a própria venda variam de região para região.  

Nesse momento entram em cena os Técnicos da Vaccinar, à disposição para orientar os Produtores, Técnicos e Representantes quanto ao melhor uso do conceito, detalhes e elucidação de possíveis dúvidas.  A Solução Vaccinar se faz presente por meio de estudos específicos que visam oferecer o melhor uso do Accelera, aplicando o programa a cada caso e possibilitando o melhor resultado.