Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

VI Encontro de Produtores de Material Genético do Estado debate o futuro da suinocultura

Evento também avaliou as ações da ACCS em 2016 e dos setores correlacionados com a atividade

Fotos: Divulgação/ACCSA Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) realizou o VI Encontro de Produtores de Material Genético do Estado entre os dias 18 e 20. O evento foi realizado no Thermas Machadinho (RS) e contou com a participação de 26 trabalhadores do setor. Empresários da atividade de várias regiões de Santa Catarina puderam trocar experiências e também aproveitar alguns momentos de lazer acompanhados de suas famílias.

Os produtores foram recepcionados em Machadinho na tarde de sexta-feira pelo presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi. Na manhã de sábado, o representante da entidade proferiu uma palestra onde apresentou todas as ações da ACCS na busca pela promoção do melhoramento genético suinícola no Estado. “O VI Encontro de Produtores de Material Genético foi mais um sucesso com uma grande participação do público presente. Nós criamos este evento para que a troca de informações entre todas as genéticas promova melhores rendimentos para o produtor comercial”.

O encontro teve o apoio da Agroceres PIC, uma das principais empresas de genética no mundo, que foi representada por Ariberto Luiz Cella. “Agradecemos a ACCS pela parceria de longos anos com a Agroceres e também pelo bonito trabalho que está fazendo enquanto representação da categoria suinícola”.

Para Jacob Biondo, produtor independente de Seara, Oeste de Santa Catarina, o trabalho da ACCS é fundamental na defesa do bem-estar dos suinocultores e dos trabalhadores da atividade. “Apesar das dificuldades nós não podemos desistir da suinocultura. Ela está no nosso sangue. A ACCS faz um grande trabalho na defesa dos nossos suinocultores e para a sucessão familiar na atividade”.

Marcos Steffens, supervisor das granjas de melhoramento genético da Cooper Central Aurora, enalteceu o encontro realizado pela ACCS anualmente. “É um evento que deve continuar para que produtores possam compartilhar as vitórias e dificuldades da atividade. Parabenizamos o trabalho desenvolvido pela ACCS para o melhoramento genético dos suínos”.

Balanço e projeções

Durante a apresentação, Losivanio mostrou todas as ações feitas pela ACCS para garantir a sustentabilidade da suinocultura Catarinense e promoveu a reflexão sobre o que esperar para o futuro da atividade. “Tivemos um ano bem atípico porque enfrentamos uma forte crise financeira no setor, talvez a maior da história. Precisamos correr atrás das nossas lideranças políticas para solicitar soluções, mas as alternativas não foram colocadas em prática. A nossa classe passou o ano pagando para trabalhar. Mas o mercado continua, vemos um horizonte promissor para 2017, apesar dos desafios que devemos superar”.

Adir Engel, presidente da Regional Sul dos Criadores de Suínos, diz que é difícil fazer previsões para o próximo ano, mas acredita que a cadeia produtiva irá colher bons frutos. “Esse encontro serve para mostrar à nossa classe que teremos um 2017 bem mais promissor”.

Homenagens e reconhecimento

Mesmo com o ano desafiador, a ACCS e os suinocultores catarinenses tiveram seus esforços reconhecidos em âmbito nacional. Em maio deste ano, durante a AveSui 2016, o presidente da ACCS recebeu o Prêmio Oswaldo Gessulli na categoria Personalidade Empresarial da Suinocultura. Em outubro, o suinocultor Jacob Biondo foi condecorado como o melhor produtor do Brasil, segundo levantamento da Revista PorkWorld. As premiações foram compartilhadas por Biondo e Losivanio com os demais suinocultores que fazem de Santa Catarina a principal unidade federativa produtora e exportadora da proteína animal.