Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Genética

<p>Evolução do processo Genético Avícola em questão durante o Congresso Latino Americano de Avicultura.</p>

Redação AI (05/09/07) – A evolução do processo genético na avicultura permite várias análises e projeções do setor. Quais são os limites para esta evolução? Para onde caminha o setor?

Para tentar responder à estas questões, a Hy-Line do Brasil promoverá uma ampla análise durante o Congresso Latino Americano de Avicultura, que acontece entre os dias 25 e 28 de Setembro, em Porto Alegre.
 
Para os especialistas, Tom Dixon, Gerente Comercial da Hy-Line Internacional para a América Latina, e Luciano Cousinet, Diretor de Vendas da Lohmann Internacional, o objetivo de ambas é estar cada fez mais em sintonia com as necessidades da avicultura de postura, buscando sempre a mais alta qualidade, a um preço equilibrado com as necessidades dos produtores.
A Hy-Line do Brasil e a Lohmann estão investindo cada vez mais para disponibilizar a máxima eficiência produtiva.
 
Tendências para o mercado avícola
 
As tendências para o segmento na América Latina para 2008 apontam para um aumento de custo dos ingredientes, especialmente dos grãos. Tendência esta que vem sendo verificada em escala mundial desde 2006, ou seja, a demanda para os grãos vai continuar alta.
 
Grande parte desta demanda é atribuída ao aumento do uso de grãos para a fabricação de etanol.
 
Tom Dixon e Luciano Cousinet ainda alertam para o perigo constante de ocorrência do vírus H5N1, da Influenza Aviária. O risco imediato é como o mercado, e os consumidores diretos, reagiriam em um surto do problema no Hemisfério Sul, mesmo que ainda não tenhamos apresentado o problema ainda, destacam os diretores da Hy-Line Internacional e Lohmann.
 
Em alguns países, houve uma redução no consumo de ovos após o anúncio do problema, e,  sem dúvida, ocorreria o mesmo na América do Sul.  Porém, eles afirmam, o consumo se normaliza rapidamente.
 
Para a Hy-Line Internacional e para a Lohmann, o maior efeito está no transporte (importação e exportação) de material genético. Porém, as empresas estão preparadas para qualquer eventualidade.
 
As empresas continuam o trabalho para a melhoria das aves poedeiras no que se refere a produtividade e eficiência.Os geneticistas estão constantemente trabalhando para melhorar estas características, não somente envolvendo os tradicionais métodos de seleção usados durante anos, mas também permitindo uma nova estrutura genética molecular.