Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Recursos humanos em avicultura

A valorização do elemento humano nas empresas avícolas, como forma de garantir maior competitividade, foi um dos temas discutidos no VI Simpósio Goiano de Avicultura.

Redação AI 19/04/2004 – A valorização do elemento humano e dos aspectos comportamentais é crescente nas empresas de nível mundial. As principais empresas deste seleto clube têm em comum o fato de valorizar o desenvolvimento de seu quadro humano, visando garantir uma maior competitividade no mercado atual. Aos poucos, o segmento avícola vem adotando essa filosofia.

O tema foi amplamente discutido na palestra de Maurício Keller, veterinário e consultor do Sebrae, no VI Simpósio Goiano de Avicultura, realizado na última semana, em Goiânia (SC). Keller falou sobre a importância das empresas do setor avícola em investir cada vez mais no capital humano como forma de atingir alta performance. “Uma companhia pode ter a melhor tecnologia de processo, a melhor estratégia empresarial, mas sua aplicação correta depende do elemento humano”, disse. “Funcionário motivado e valorizado é funcionário eficiente”.

Segundo Keller, a cultura de uma empresa define o comportamento de seus colaboradores. De acordo com ele, cada funcionário deve ser valorizado, mas também estimulado a vencer desafios. É preciso, avaliou Keller, estabelecer parâmetros de desempenho. “Isso se faz por meio do estabelecimento de metas”, afirmou. “As pessoas precisam ser estimuladas a competir, mas competir de uma forma saudável, orientada”.

Falta de comunicação

Para Keller, ao criar um clima positivo de instabilidade, as empresas promovem as condições necessárias para que seus funcionários vençam desafios, transponham barreiras. Keller ressaltou também a importância da comunicação interna da empresa. “Aproximadamente 60% de todos os problemas administrativos das companhias resultam da ineficiência da comunicação”, afirmou.