Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

13 de maio: Dia do Zootecnista

Parabéns a todos os profissionais que atuam para o desenvolvimento da avicultura e da suinocultura brasileiras!

Da Redação 13/05/2004 – 06h56 – A profissão de Zootecnia foi constituída como ciência, no ano de 1848, no Instituto Agronômico de Versailles, na França, pelas mãos do conde Gasparim, muito provavelmente pela necessidade de se conhecer mais profundamente, por meio de estudos, o melhor manejo, a melhor forma de melhoria genética dos rebanhos e sua melhor adaptabilidade às novas formas de sistemas de criações, bem como conhecer suas novas necessidades nutricionais, elevando assim a possibilidade de se definir uma dieta que contemplasse a evolução dos animais.

No Brasil, a profissão teve seu início com o curso de Zootecnia, na Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana (RS), em uma aula inaugural no dia 13 de maio de 1966, sendo, portanto, devido a isso ter se dedicado este dia à profissão.

Hoje, o Brasil conta com 57 instituições de ensino superior com o curso de Zootecnia. No Estado de Goiás, são quatro universidades que oferecem a graduação: UCG, UEG, FIMES e FESURV.

A atuação do zootecnista configura-se em várias áreas do conhecimento
relacionadas à produção animal, sendo de fundamental importância que o zootecnista tenha um perfil empreendedor, utilizando todos os recursos disponíveis para implementar sistemas de criação, atingindo todos os elos das cadeias produtivas. Portanto, no momento em que são comemorados os 28 anos de existência da profissão de zootecnia no País, devemos aqui reiterar a importância deste profissional, que a cada dia vem ampliando a melhoria dos alimentos, por meio da produção animal.

Nossos mais profundos votos de felicidades a todos os zootecnistas, especialmente aos do Estado de Goiás, e que todos possam através desta honrosa profissão contribuir para o engrandecimento do agronegócio brasileiro.