AveSui
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Artigo

2021 será o ano para confirmar o que aprendemos e buscar nossa segurança psicológica

Por Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, e do Sindan

Redação
16-Dez-2020 10:13

2020 foi uma prova dura e inesperada, mas, com certeza, cheia de descobertas e de potenciais antes desconhecidos que foram desenvolvidos. Nos adaptamos, corrigimos estratégias e trabalhamos. E como trabalhamos! E os resultados foram os mais imprevisíveis e diferentes possíveis do início da pandemia.

Para grande parte da população esse momento foi desafiador em muitos aspectos. Famílias confinadas, com medo do contágio e inseguras quanto ao futuro. Isso sem contar com os muitos casos de perdas de entes queridos, aos quais expressamos nossas condolências.


Entretanto, a capacidade de resposta e adaptação das pessoas é algo divino. As pessoas são incríveis, e comprovaram mais uma vez que são as impressões digitais as grandes responsáveis pela transformação e resultados que tivemos em 2020, não somente o meio digital. Ao aceitarmos o novo cenário e agirmos com paciência, resiliência e colaboração, tudo começou a engrenar.

Talvez essa não seja a melhor explicação, mas: quando caia uma transmissão, pacientemente se esperava sua volta; se falar com o cliente que não era possível, nunca se desistia; se uma pessoa ficava ausente na linha de frente, uma nova se prontificava a ajudar. Assim fomos escrevendo 2020. Um ano de superação em que aprendemos muito. E mesmo se os resultados financeiros não tivessem vindo, teríamos muito a agradecer, pois colhemos frutos que não apareceriam em um cenário "comum".

No caso da MSD Saúde Animal, a explicação de nosso sucesso em 2020, começa a ser desenhado em anos anteriores. Ao olharmos para trás, confirmamos a consolidação de valores que nos norteiam hoje. Tenho certeza de que foram decisivos para que enfrentássemos o que enfrentamos. Continuamos a regar as raízes que fizeram toda a diferença durante a crise. Sempre direcionamos grande parte dos nossos esforços para as pessoas. O nosso foco são as pessoas! Capacitar. Engajar. Criar ambientes de autonomia, produtividade e integralidade onde motivamos as pessoas a serem quem elas são no local de trabalho. Não há como chegar ao sucesso sem essa combinação.

O que quero dizer é que, mesmo antes da chegada da COVID-19, nós já tínhamos começado um processo de transformação da organização para uma mudança de mindset, visando conquistar o caminho da inovação e da imersão no digital, mas também, repito: o time estava preparado para avançar. E avançou. Se ao invés de se digitalizar as pessoas tivessem sido desafiadas a usar código Morse, ou bater bumbos, tenho certeza de que teriam feito também.

Sempre falo em ser inovador e descobrimos uma inovação real, com resultados, pois nem sempre uma inovação é sinônimo de tecnologia, mas, sim, construir ideias que o façam chegar à frente dos concorrentes e auxiliar em possíveis crises, como foi o caso.

Vi, recentemente, em um curso, que em poucos anos, teremos mais computadores pensando no mundo do que mentes humanas. Eu tenho receio disso. Talvez sim, mas tenho a certeza que serão sempre os seres humanos a definirem a direção que a tecnologia vai seguir.

A aposta no mundo virtual foi decisiva e não atrapalhou o andamento dos negócios. Para se ter ideia, a nossa interação com os clientes aumentou em 30%. Temos grande preocupação com a continuidade da entrega com excelência e de nossa responsabilidade na transparência das relações, por isso, a MSD tem apostado em ferramentas digitais para essa aproximação, como vários eventos on-line promovidos nos últimos meses, que conectaram mais de 35.000 pessoas; realização de treinamentos de desenvolvimento do potencial humano ou de produtos a mais de 5.000 pessoas; acesso de nossa Universidade Corporativa a mais de 15.000 pessoas e criação do Programa Liderança Viva, em que convidamos para conversar via nosso canal YouTube, líderes que impactaram positivamente suas organizações e sociedade por seu caráter e estilo de liderança.

Reforçamos nosso compromisso em impactar positivamente a sociedade e deixar um mundo melhor do que encontramos por meio de campanhas internas e voluntárias de nossos colaboradores. Para se ter uma ideia, contribuímos com o bem-estar de 650 idosos de abrigos no período; recolhemos quase 90 Kg de tampinhas plásticas e lacres de metal, que são enviamos a uma ONG que atua com castração de animais; produzimos gratuitamente 25.000 litros de álcool 70%, que atendeu a 22 hospitais e instituições; e, por meio de uma doação inédita de Bravecto, levamos saúde e bem-estar para 300 ONGs e mais de 42.000 cães e gatos.

Tenho certeza que poderíamos ter feito ainda mais, mas tenho uma certeza ainda maior: faremos ainda muito mais. Nosso plano estratégico para 2020 foi proteger as pessoas, proteger nossos clientes e seus negócios e impactar positivamente a sociedade. O comprometimento de cada um dos nossos colaboradores nesse ano foi o grande diferencial. Eles são incríveis! Tanto que no final de 2020 fomos reconhecidos pela FIA e UOL com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, com o primeiro lugar entre as empresas no ramo farmacêutico, saúde e nutrição animal. Também recebemos o prêmio de empresa mais incrível em remuneração, entre 500 empresas avaliadas de diferentes setores.

E, em 2021, será que vamos usar o que aprendemos? Sim, com certeza. Acredito que estamos muito, mas muito preparados. As potencialidades antes desconhecidas serão multiplicadas mais ainda. E arriscar já faz parte do nosso novo normal. Falamos e cuidamos muito de nossa saúde mental em 2020. Já 2021 será o ano de focarmos ainda mais em nossa segurança psicológica, como?


• Compartilhando nossos medos e falhas o mais rápido possível
• Sendo inovador e levando sempre novas ideias
• Desafiando nossos hábitos improdutivos


Então, já sabemos que para 2021, 22, 23 darem certo, é preciso que todos estejamos no mesmo caminho, alinhados com os mesmos objetivos e propósito. Um planeta, uma só saúde e um Novo Horizonte para todos.


Delair Bolis é presidente da MSD Saúde Animal Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Ele também preside o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan)

Assuntos do Momento

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"
01 de Dezembro de 2021
Reconhecimento

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"

Avaliados pela Serasa Experian, resultados que levaram à escolha da cooperativa catarinense levaram em conta dados financeiros e ações de responsabilidade socioambiental

Exportações do agronegócio registraram recorde em outubro de 2021
03 de Dezembro de 2021
Recorde

Exportações do agronegócio registraram recorde em outubro de 2021

Elevação dos preços médios de exportação foi determinante para o incremento das vendas externas

01 de Dezembro de 2021
Agroindústrias

Grupo de investimentos avalia riscos em empresas de carnes

FAIRR Initiative identificou melhora generalizada em companhias de todo o mundo, mas uso de água e gestão de resíduos ainda estão longe do ideal

De olho nos investimentos em galpões para aves e suínos no oeste do PR e Tríplice Fronteira, Lages Patagonia confirma participação na AveSui
29 de Novembro de 2021
AveSui 2022

De olho nos investimentos em galpões para aves e suínos no oeste do PR e Tríplice Fronteira, Lages Patagonia confirma participação na AveSui

A empresa do segmento de estruturas pré-fabricadas para construção civil tem executado obras na Argentina, Paraguai e oeste paranaense

Governo de SC anuncia R$ 27,7 milhões em investimentos para Videira e região
29 de Novembro de 2021
Investimento

Governo de SC anuncia R$ 27,7 milhões em investimentos para Videira e região

Os recursos serão aplicados em agricultura, educação, educação especial, além de transferências diretas às cidades

Ministra Tereza Cristina afirma que passou da hora do produtor receber por serviço ambiental
30 de Novembro de 2021
Sustentabilidade

Ministra Tereza Cristina afirma que passou da hora do produtor receber por serviço ambiental

Para a ministra da Agricultura, desafio do crédito e capacitação em assistência técnica e extensão rural ainda são desafios que o país precisa superar

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade