Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

3 manejos fundamentais para redução de mortalidade na maternidade

Durante os anos em que fui gerente, aprendi a reforçar certos manejos que faziam toda a diferença nos resultados que eu entregava, especialmente na mortalidade do setor de maternidade

3 manejos fundamentais para redução de mortalidade na maternidade

Durante os anos em que fui gerente, aprendi a reforçar certos manejos que faziam toda a diferença nos resultados que eu entregava, especialmente na mortalidade do setor de maternidade. É claro que esse tipo de protocolo varia muito de granja para granja, mas vou citar aqui os 3 manejos que considero fundamentais na maternidade, importantes de serem treinados com toda a equipe do setor:

1 – Limpeza e desinfecção COM vazio sanitário
Fazer o parto de 15 a 16 leitões em uma baia limpa, pronta para receber animais super sensíveis, é totalmente diferente de fazer o mesmo em baias onde sabemos que não houve vazio. Baias mal lavadas e desinfetadas, ou ainda molhadas quando os animais entram, fazem com que a porca e os leitões já comecem o giro sendo desafiados. Prevenir diarreias e infecções em geral é uma tarefa complicada em granja, ainda mais na maternidade, e o treinamento contínuo das equipes é fundamental. Precisamos dar a devida importância aos profissionais que executam a lavação das salas.  

2 – Manejo de mamada do colostro
Quando gerente, sempre organizei as equipes para fazerem a identificação dos leitões conforme a ordem de nascimento, marcando-os com cores diferentes para dar mais atenção aos nascidos por últimos e fazer um revezamento mais correto. É importante garantir que os leitões recebam colostro suficiente da forma mais homogênea possível, para que todos possam expressar o seu potencial sem refugarem ou adoecerem por falta de colostro. A atenção devida durante o manejo de mamada de colostro é fundamental para reduzir a mortalidade.

3 – Suplementação com lácteos
Além de promover um maior peso ao desmame e número de leitões ao pé, a suplementação dos leitões com sucedâneos lácteos ajuda a reduzir a mortalidade por esmagamentos e também a refugagem. Um leitão mais saciado não fica constantemente ao pé da porca, portanto o risco de ser esmagado é menor. Além disso, a obtenção de energia em outra fonte de alimento é fundamental para reduzir o número de refugos. 

Quando feitos da forma correta, esses 3 manejos ajudam (e muito) a melhorar os resultados da maternidade, contribuindo para uma melhor gestão e aproveitamento do potencial de cada animal.