Basf SI
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Evento

34ª Reunião Anual do CBNA discute como minimizar os impactos ambientais da produção animal

Evento acontece nos dias 9 e 10 novembro de 2022, Hotel Premium, em Campinas, SP

Assessoria
04-Ago-2022 14:11

O professor Urbano dos Santos Ruiz é o coordenador da área de suínos da 34ª Reunião Anual do CBNA - aves, suínos e bovinos, que acontece nos dias 9 e 10 novembro de 2022, Hotel Premium, em Campinas, SP. O encontro é realizado anualmente pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal.   

Urbano afirma que neste ano o comitê da entidade escolheu “abordar as relações entre produção animal, impactos ambientais e bem-estar animal. A produção animal pode gerar impactos ambientais, seja na produção de alimentos para os animais ou nas próprias criações, pela emissão de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso) para atmosfera, como pela excreção de minerais e matéria orgânica em excesso via dejetos.”   

 Ele completa: “No entanto, é preciso, inicialmente, entender como se mede o impacto ambiental derivado da produção animal, as formas pelas quais pode ser reduzido ou mesmo eliminado e como os passivos ambientais podem ser transformados em aspectos positivos, rentáveis. Adicionalmente, nas produções intensivas há pontos a serem revistos/ajustados no que diz respeito ao bem-estar dos animais. Em nosso evento, abordaremos as métricas para mensuração de impacto ambiental, as principais formas de redução destes impactos, enfatizando as estratégias nutricionais”.  

Segundo ele, as principais demandas do consumidor e da sociedade em geral em relação à produção agropecuária estão ligadas aos dois principais eixos que serão tratados em nosso evento: impactos ambientais ou produção de alimentos ambientalmente sustentável, e bem-estar animal.  

O temário da 34ª Reunião Anual do CBNA já está pronto e logo será divulgado. De toda forma, o Professor Urbano já adianta alguns tópicos que serão abordados na área de suinocultura: Métricas para mensuração de impactos ambientais relacionados à produção animal; Geração de gases de efeito estufa na produção de alimentos para animais; Estratégias nutricionais para reduzir emissão de Carbono e minimizar impactos ambientais da produção animal; Formulação de dietas considerando impactos ambientais; Bem estar animal em produções intensivas.  

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade