34ª Reunião Anual do CBNA discute como minimizar os impactos ambientais da produção animal
Evento acontece nos dias 9 e 10 novembro de 2022, Hotel Premium, em Campinas, SP
O professor Urbano dos Santos Ruiz é o coordenador da área de suínos da 34ª Reunião Anual do CBNA - aves, suínos e bovinos, que acontece nos dias 9 e 10 novembro de 2022, Hotel Premium, em Campinas, SP. O encontro é realizado anualmente pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal.
Urbano afirma que neste ano o comitê da entidade escolheu “abordar as relações entre produção animal, impactos ambientais e bem-estar animal. A produção animal pode gerar impactos ambientais, seja na produção de alimentos para os animais ou nas próprias criações, pela emissão de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso) para atmosfera, como pela excreção de minerais e matéria orgânica em excesso via dejetos.”
Ele completa: “No entanto, é preciso, inicialmente, entender como se mede o impacto ambiental derivado da produção animal, as formas pelas quais pode ser reduzido ou mesmo eliminado e como os passivos ambientais podem ser transformados em aspectos positivos, rentáveis. Adicionalmente, nas produções intensivas há pontos a serem revistos/ajustados no que diz respeito ao bem-estar dos animais. Em nosso evento, abordaremos as métricas para mensuração de impacto ambiental, as principais formas de redução destes impactos, enfatizando as estratégias nutricionais”.
Segundo ele, as principais demandas do consumidor e da sociedade em geral em relação à produção agropecuária estão ligadas aos dois principais eixos que serão tratados em nosso evento: impactos ambientais ou produção de alimentos ambientalmente sustentável, e bem-estar animal.
O temário da 34ª Reunião Anual do CBNA já está pronto e logo será divulgado. De toda forma, o Professor Urbano já adianta alguns tópicos que serão abordados na área de suinocultura: Métricas para mensuração de impactos ambientais relacionados à produção animal; Geração de gases de efeito estufa na produção de alimentos para animais; Estratégias nutricionais para reduzir emissão de Carbono e minimizar impactos ambientais da produção animal; Formulação de dietas considerando impactos ambientais; Bem estar animal em produções intensivas.
Assuntos do Momento

República Dominicana abre mercado para suínos do Brasil
Protocolo será assinado no fim de agosto em visita do ministro da Agricultura ao país; até o momento, o Brasil conta com mais de 200 mercados abertos para todos os produtos do agro

Exportações do agro alcançam recordes de US$ 14 bi em julho
O destaque foi para as vendas externas de milho

CONAB realiza leilão para compra de 7.350 toneladas de milho
Leilão eletrônico acontece hoje (10/08)

Abates de suínos crescem 6,6% no segundo semestre em relação a 2021
Em relação ao trimestre anterior houve acréscimo de 2,6% em comparação ao 1° trimestre de 2022

MS deve receber investimentos próximos de R$ 1 bi só na suinocultura
Jaime Verruck, secretário de agricultura no Estado, fala sobre o crescimento da criação de suínos sul-matogrossense, assim como avanço em atividades como avicultura, bioenergia e criação de peixes

Como as indústrias de carne suína dos EUA estão se saindo com a inflação
O principal desafio comum a todos os setores é a inflação de alimentos que está corroendo os orçamentos dos americanos e reduzindo a confiança do consumidor na economia