Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

50 mil pesos de recompensa para quem relatar o primeiro caso de peste suína africana no México

A Opormex anunciou uma recompensa de 50.000 pesos e a reposição total dos suínos infectados, antes do primeiro relato de Peste Suína Africana no México

50 mil pesos de recompensa para quem relatar o primeiro caso de peste suína africana no México

Apesar de o vírus não estar presente em território nacional, e no esforço de promover a notificação, a Opormex anunciou uma recompensa de 50.000 pesos e a reposição total dos suínos infectados, antes do primeiro relato de Peste Suína Africana no México.

A Organização dos Suinocultores Mexicanos (Opormex) anunciou uma campanha, em conjunto com o Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar (Senasica), oferecendo uma recompensa de 50.000 pesos pelo primeiro caso relatado de Peste Suína Africana (PSA) no México, isso como medida preventiva dada a situação do vírus no continente americano.

Heriberto Hernández Cárdenas, presidente da entidade, explicou que esta estratégia inclui também a reposição total dos animais infectados, para que o produtor se sinta amparado e com confiança para fazer a notificação correspondente.

Comentou que esse recurso provém integralmente das contribuições dos sindicalistas, para o qual considera urgente a constituição de uma caixa de seguros federal, para garantir que os atingidos façam uma notificação imediata caso a doença consiga entrar no território nacional.

Ele explicou que a campanha intitulada “Procura-se suíno” é dirigida a pequenos produtores e veterinários responsáveis ??por essas fazendas ou unidades de produção, que terão que comprovar a positividade da PSA nos laboratórios do Senasica.